Integração das artes da linguagem
Integração das Artes da Linguagem, um método que combina as competências das artes da linguagem, tais como ler, escrever, falar e ouvir, com outras áreas disciplinares como as ciências, a matemática e os estudos sociais. A utilização prática deste procedimento é que os alunos melhoram a sua compreensão e a sua participação também aumenta; assim, são capazes de utilizar as competências de literacia em diferentes contextos e disciplinas.
A integração das artes da linguagem com outras disciplinas é uma forma eficaz de melhorar o envolvimento e a retenção de ideias por parte dos alunos e é também uma ferramenta para desenvolver o pensamento crítico. Um exemplo disso é quando os alunos escrevem relatórios de laboratório sobre as experiências que realizam, praticam competências de escrita para além de aprenderem conceitos científicos. Esta combinação de dois domínios de interesse convida a uma compreensão mais abrangente.
Uma excelente forma de conseguir a integração das artes da linguagem pelos professores é através da conceção de aulas interdisciplinares que envolvam tarefas de leitura e escrita relacionadas com a matéria. Por exemplo, no caso de uma aula de história, os alunos podem ler documentos de fonte primária e escrever ensaios de reflexão, desenvolvendo assim os seus conhecimentos históricos e as suas competências linguísticas. A colaboração entre colegas em projectos que envolvam investigação e apresentação também pode ser uma excelente forma de integração.
O tempo muito limitado para ensinar o currículo, a indisponibilidade de recursos e a formação deficiente em abordagens interdisciplinares são algumas das situações que os educadores têm de enfrentar. Além disso, o alinhamento dos objectivos das artes da linguagem com os objectivos de outras disciplinas é uma tarefa complicada. Para resolver estes problemas, é necessário um planeamento minucioso, desenvolvimento profissional e uma cultura escolar de apoio baseada na aprendizagem integradora.
Um exemplo notável de artes da linguagem interdisciplinares é a contribuição de um projeto em que os alunos aprendem sobre problemas ambientais na aula de ciências e depois escrevem ensaios persuasivos que sugerem soluções para essas questões. O projeto contribui para a sua conceção mais profunda da ciência ambiental, mas também para o seu trabalho de escrita e argumentação. O debate na turma com os seus ensaios aumenta as oportunidades de reforçar as suas capacidades de expressão oral e auditiva.