Estratégias de aquisição de línguas
As estratégias de aquisição de línguas são as técnicas e os métodos utilizados principalmente para facilitar a aprendizagem e a compreensão de uma nova língua. São muito importantes porque são os meios através dos quais os aprendentes alargam o seu vocabulário, melhoram a sua compreensão e, assim, progridem no nível geral de proficiência linguística, o que, por sua vez, lhes permite comunicar com a segunda língua de forma precisa e eficaz.
Algumas das técnicas mais eficazes para o desenvolvimento do vocabulário são os flashcards, as actividades de imersão na leitura e as mnemónicas. Por exemplo, os flashcards podem ser uma ferramenta útil para os alunos memorizarem palavras, associando-as a imagens ou frases. Por outro lado, a imersão na leitura é outra atividade que permite que os alunos conheçam novas palavras em contexto e também melhora a sua capacidade de reter e compreender as palavras.
Os estudantes de línguas podem praticar melhor a oralidade participando simultaneamente em práticas de conversação, utilizando aplicações de intercâmbio linguístico ou aderindo a clubes de oralidade. Um exemplo disto é colaborar com falantes nativos em plataformas de intercâmbio linguístico que dão aos alunos a oportunidade de praticar a sua conversação diária, o que melhorará a fluência e a autoconfiança na conversação.
A audição é um fator muito importante no processo de aquisição de uma língua, pois ajuda os alunos a compreender a pronúncia e a entoação e a aprender sobre a utilização contextual das palavras. Além disso, ouvir podcasts, música ou audiolivros na língua-alvo dá aos alunos a oportunidade de ouvirem o fluxo natural do discurso, o que é importante para o seu crescimento em termos de compreensão e capacidade de falar.
A integração da tecnologia na aprendizagem de línguas é uma das formas mais favoráveis, por exemplo, através de aplicações, cursos na Internet e modos de aprendizagem interactivos. Com a utilização de aplicações móveis, como o Duolingo e o Babbel, que ensinam línguas, os alunos têm aulas organizadas e apoio tecnológico à aprendizagem enquanto jogam, o que, por sua vez, facilita a aprendizagem de vocabulário e gramática de uma forma rápida, fácil e agradável para os alunos.