Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Gráfico KWL (Know, Want to Know, Learned)

Gráfico KWL (Know, Want to Know, Learned)

A tabela KWL (Know, Want to Know, Learned) é um dispositivo de instrução que visa especificamente promover a aprendizagem ativa através da organização das ideias dos alunos sobre um tópico. Trata-se de uma tabela composta por três colunas que permite aos alunos reconhecerem o que já sabem, o que gostariam de saber e, finalmente, o que aprenderam após a conclusão do seu estudo, o que constitui um pensamento crítico e uma reflexão.

Quais são os componentes de um gráfico KWL?

A tabela chama-se KWL e é composta por três secções. A primeira é a secção "K" onde os alunos escrevem o que já sabem sobre o assunto, a secção "W" onde escrevem o que querem aprender e a secção "L" onde resumem o que aprenderam sobre o estudo. Por exemplo, num gráfico KWL sobre o ciclo da água, um aluno pode escrever "evaporação" na secção "K", "como se formam as nuvens" na secção "W" e "a água transforma-se em vapor" na secção "L".

Como é que os professores podem implementar eficazmente a tabela KWL na sala de aula?

A tabela KWL pode ser implementada pelos professores como o primeiro passo para introduzir um novo tópico e orientar os alunos para preencherem as secções 'K' e 'W' no decurso de um debate na aula. Depois de terminada a aula, os alunos têm a oportunidade de chegar a conclusões sobre a sua aprendizagem, preenchendo a secção "L". Esta técnica não só envolve os alunos, como também é um meio para os professores descobrirem os conhecimentos prévios e obterem informações sobre os resultados da aprendizagem. Por exemplo, os professores podem utilizar a tabela KWL para descobrir o que os alunos sabem sobre diferentes ecossistemas antes de iniciarem uma unidade sobre ecossistemas.

Quais são as vantagens de utilizar um gráfico KWL no ensino?

O diagrama KWL não só promove como também exige a participação ativa, o pensamento crítico e a autoavaliação dos alunos. Este instrumento ajuda os alunos a traçar sistematicamente os seus objectivos de aprendizagem, a monitorizar as suas realizações, bem como a refletir sobre a sua compreensão de um determinado assunto. Ao utilizar a tabela KWL, por exemplo, na aula de ciências, os alunos são capazes de acompanhar o processo de aprendizagem sobre temas como a fotossíntese, tornando assim a realização do percurso de aprendizagem mais cativante e pessoal.

O gráfico KWL pode ser adaptado a várias disciplinas e níveis de ensino?

O diagrama KWL é de facto adaptável a várias disciplinas e graus de ensino. Os principiantes na escola podem utilizar uma linguagem e desenhos simples, mas os mais velhos podem desenvolver ideias e investigações complexas. Por exemplo, na aula de história, um aluno do ensino secundário pode utilizar uma tabela KWL para as causas da Segunda Guerra Mundial, mencionando os factos que conhece, as questões que tem sobre a guerra e as conclusões a que chegou com base na sua investigação.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now