Estratégias de construção do conhecimento
As estratégias de construção do conhecimento são os modos e as formas que os alunos utilizam para construir e organizar ativamente novos conhecimentos de acordo com os conhecimentos e experiências anteriores que possuem. Estas tácticas são os requisitos iniciais para o desenvolvimento da aprendizagem profunda, do pensamento crítico e da capacidade de transferir conhecimentos em diferentes situações.
Algumas das técnicas de formação de conhecimento de esquemas são o andaime, a aprendizagem colaborativa e o mapeamento de conceitos. Por exemplo, o andaime actua como uma estrutura orientadora para os alunos à medida que interagem com os materiais complexos, enquanto que a aprendizagem colaborativa ajuda os alunos a encontrar um grupo que se possa desafiar mutuamente e a construir a compreensão em conjunto. O mapeamento de conceitos tem a ver com a organização da informação sob a forma de imagens, que se destacam para os alunos no desenho da relação e construção da hierarquia de conceitos.
As experiências anteriores ou preconceitos de uma pessoa relativamente a um assunto podem determinar em grande medida o processo de construção do conhecimento, uma vez que estabelecem a base para a integração de informações adicionais. Ao estabelecer ligações com os seus conhecimentos prévios, os alunos terão mais oportunidades de compreender e memorizar o material. Por exemplo, um aluno que tenha trabalhado anteriormente com álgebra simples atingirá mais rapidamente as competências matemáticas de nível superior, uma vez que lhe será mais fácil relacioná-las com o conteúdo que já estudou.
Sem dúvida, as estratégias de construção do conhecimento podem ser eficazmente aplicadas em ambientes de aprendizagem digital através de ferramentas e plataformas interactivas. Um exemplo disso é a utilização de fóruns de discussão em linha, que criam plataformas para os alunos se reunirem para construir conhecimento através da partilha de ideias e do debate das mesmas. Além disso, as ferramentas digitais de mapeamento mental, que permitem aos alunos representar as suas ideias de uma forma gráfica, são úteis para a compreensão e memorização da informação necessária.
A metacognição é um fator vital na construção do conhecimento, uma vez que é o reconhecimento e a regulação dos processos de aprendizagem de cada um. Os aprendentes podem modificar as suas estratégias e aprender mais bem através da descirculação ou..... Por exemplo, um estudante consciente de que considera difícil uma determinada questão pode optar por recordar estudos anteriores ou perguntar a alguém, o que resultará quase diretamente numa melhor experiência de aprendizagem.