Rubricas para crianças
As rubricas adaptadas às crianças são instrumentos de avaliação que foram especialmente concebidos para avaliar o trabalho das crianças de uma forma mais clara e simples. Definem os critérios de sucesso numa linguagem específica e adequada à idade, que as crianças podem facilmente compreender, permitindo-lhes assim saber o que se espera e aprender as competências de que necessitam.
Uma rubrica feita para as crianças contém principalmente critérios simples e acessíveis claramente definidos, níveis de desempenho e linguagem descritiva. Por exemplo, em vez do termo técnico "exemplar", a grelha de avaliação pode indicar "excelente trabalho" para descrever o nível de desempenho mais elevado, o que a torna tão compreensível e fácil de entender para as crianças.
As rubricas podem ser facilmente encontradas pelos professores com a ajuda da sua introdução no início de um projeto, da discussão de cada critério em conjunto com os alunos e da oferta de exemplos de trabalhos que correspondem a diferentes níveis de desempenho. Desta forma, assegura-se que as crianças compreendem plenamente o que os professores esperam delas e isto também proporciona uma forma de cultivar a prática da autoavaliação nas crianças durante o processo de aprendizagem.
A utilização de rubricas adaptadas às crianças é uma excelente fonte de definição dos objectivos de aprendizagem dos alunos e de indicação do que devem fazer para os atingir. Por exemplo, quando os mais pequenos podem aceder a uma rubrica direta que estabelece os requisitos para um projeto de ciências, poderão concentrar-se num plano de ação eficaz e assumir a responsabilidade pelas suas tarefas, o que, em última análise, conduzirá a uma melhor experiência de aprendizagem.
Sem dúvida! Os pais podem adotar rubricas adaptadas às crianças para supervisionar os trabalhos de casa ou os projectos dos filhos, analisando mutuamente os critérios. Isto não só ajuda as crianças a compreenderem o que é necessário, como também cria uma condição de cuidado em que os pais podem dar um feedback direcionado e expressar encorajamento com base nas orientações da rubrica.