Competências-chave (competências de base)
As competências-chave, geralmente designadas por competências de base, são definidas como um conjunto de aptidões e conhecimentos necessários que os indivíduos precisam para desempenhar várias funções e realizar várias tarefas com proficiência. Incluem tanto as competências técnicas como as competências transversais, como a comunicação, a resolução de problemas e o trabalho em equipa, que são importantes para o sucesso pessoal e profissional.
As competências-chave podem ser geralmente classificadas em três categorias principais. Competências cognitivas, competências interpessoais e competências intrapessoais. As competências cognitivas são as que estão relacionadas com o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas; as competências interpessoais são as que incluem a comunicação e o trabalho em equipa; enquanto as competências intrapessoais são as que consistem na autogestão e na inteligência emocional.
O maior poder das competências-chave inclui a progressão na carreira de uma pessoa a partir da prova da sua capacidade potencial para executar uma tarefa e trabalhar bem com os outros. Por exemplo, a promoção de um chefe de equipa com fortes competências é possível, ao passo que a excelência da comunicação pode ajudar nas oportunidades de trabalho em rede, e tudo isto em conjunto conduzirá ao crescimento profissional.
Uma condição básica para adquirir e melhorar a competência-chave é uma abordagem proactiva, que implica a aprendizagem contínua através de cursos de formação, workshops e a aquisição de experiências da vida real. Por exemplo, a participação em projectos de equipa oferece uma oportunidade para melhorar as capacidades de colaboração, enquanto o feedback dos pares revela as dimensões que necessitam de ser melhoradas.
A principal razão pela qual os empregadores apreciam as competências-chave é a sua influência direta na produtividade e no ambiente de trabalho. Os trabalhadores com competências fortes são mais flexíveis, podem trabalhar em conjunto de uma forma correta e podem introduzir novas ideias, pelo que a equação global é igual a melhores resultados para a empresa. Para ilustrar, um membro da equipa que seja muito bom na resolução de problemas pode dar uma melhor orientação à equipa para enfrentar os desafios.