Currículo dos Grandes Livros para Juniores
O Currículo Grandes Livros Júnior é um programa educativo que melhora o pensamento crítico e as capacidades de compreensão da leitura dos alunos, levando-os a ler e a analisar peças de literatura clássica e textos altamente estimulantes. Este programa baseia-se principalmente no debate, o que permite aos alunos envolverem-se mais profundamente no texto e melhorarem as suas capacidades de análise.
O currículo Junior Great Books foi especificamente concebido para alunos do 3º ao 6º ano, que serve os alunos dos primeiros anos do ensino básico e do ensino secundário. Esta fase é crucial para a aquisição de competências como o pensamento crítico e, por conseguinte, é a altura ideal para os alunos lerem textos complexos e realizarem debates que melhorarão a sua compreensão.
O currículo é uma ferramenta para a aceitação das capacidades de pensamento crítico dos alunos através das diferentes actividades que os convidam a analisar textos, a colocar questões e a participar em debates socráticos, etc. De facto, depois de lerem uma história, os alunos, em vez de se limitarem a descobrir os acontecimentos principais, podem ser convidados a considerar as motivações das personagens ou os dilemas morais colocados, criando assim uma visão mais profunda do material e praticando as suas capacidades de raciocínio.
O currículo inclui diferentes tipos de textos, incluindo os clássicos, os contos de fadas, os mitos e os contemporâneos. As selecções são feitas com base no seu mérito literário e também pela capacidade que estes textos têm de desencadear discussões na sala de aula e de ajudar a criar associações dos temas com as experiências dos alunos, por exemplo, a amizade ao aprender o tema em livros como "A Teia de Charlotte".
Os professores podem seguir o currículo com sucesso, utilizando os planos de aula e os guias de discussão incluídos em cada texto. A incorporação de debates em grupo, leituras em pares e tarefas de escrita reflexiva pode ser estudada de forma mais ativa. Por exemplo, os professores podem fornecer a pequenos grupos uma história específica para ler e, em seguida, facilitar conversas de grupo em que os alunos possam exprimir os seus conhecimentos e colocar as suas questões, o que, por sua vez, estabeleceria uma atmosfera de aprendizagem em colaboração.