Integração do iPad (aprendizagem móvel)
A integração do iPad na aprendizagem móvel é a aplicação de iPads como ferramentas de aprendizagem que não só são eficazes como também melhoram todo o processo de aprendizagem. O método adopta as vantagens de o dispositivo ser portátil, interativo e ter acesso a um vasto número de aplicações que apoiam a educação, pelo que é visto como um dos elementos das novas tecnologias na educação e promove a participação dos alunos.
Uma vantagem significativa da utilização de iPads na aprendizagem móvel é o facto de resolverem o problema dos recursos online limitados, de os utilizadores não poderem descarregar e instalar aplicações divertidas e de terem de utilizar apenas as definições predefinidas. As crianças, por exemplo, podem ver através da utilização de simulações realistas em disciplinas como a ciência, que é difícil de compreender, e podem aprender de forma autónoma ao seu próprio ritmo.
Os iPads são ferramentas de colaboração que ajudam a trabalhar fora das aplicações que suportam a comunicação em tempo real e o trabalho em equipa. O Google Docs ou o Microsoft Teams, por exemplo, são ferramentas que permitem aos alunos trabalhar em grupos ao mesmo tempo, trocar ideias e dar feedback independentemente da sua localização física, promovendo assim um ambiente de aprendizagem colaborativo.
Algumas das aplicações educativas mais eficazes para iPads são as de plataformas como a Khan Academy para várias disciplinas, o Duolingo para aprender línguas e o Notability para tomar notas. Estas aplicações são aplicáveis a vários modos de aprendizagem e os elementos divertidos e manipuladores da Web podem facilmente melhorar o envolvimento e a compreensão da aula por parte dos alunos.
As dificuldades que os professores encontram podem ser a disponibilidade de computadores para todos os alunos, o controlo do tempo de ecrã e a dificuldade de integração do iPad nos currículos existentes. A título de exemplo, nem todos os alunos de meios com baixos rendimentos têm dispositivos em casa, criando assim lacunas entre as oportunidades de aprendizagem dos alunos. Além disso, para manter a sala de aula funcional, os professores têm de combinar a utilização da tecnologia com abordagens de ensino convencionais.