Comunicação interpessoal
A comunicação interpessoal é o processo pelo qual uma pessoa transmite os seus pensamentos, sentimentos e o significado da mensagem a outra pessoa através da utilização de mensagens verbais e não verbais. É um ponto central das interações sociais que, por implicação de ligação, resolução de conflitos, o processo de promoção da compreensão, é eficaz.
A comunicação interpessoal tem como principais funções o emissor e o recetor, o conteúdo da mensagem, o feedback, o contexto e o ruído. Por exemplo, uma pessoa comunica uma ideia que partilha (emissor) e o outro percebe-a (recetor) ao ouvir o som do ar condicionado (ruído), estabelecendo assim a ligação com o ambiente (contexto). A compreensão clara destes componentes é essencial para que a comunicação seja eficaz.
As pistas paralinguísticas, como a postura e os gestos faciais de uma pessoa, a entoação paralinguística, que é o ritmo e o tom do seu discurso, constituem uma parte importante e têm impacto nas interações interpessoais, não só por mostrarem afeto, mas também pela intenção/direção que não se pode expressar em palavras. Por exemplo, um sorriso nos olhos pode ser um ótimo complemento para um contacto de saudação, enquanto que abrir os braços pode ser motivo para um mal-entendido se alguém o interpretar com um sentido defensivo.
Na mesma direção, as competências de escuta mais activas que uma pessoa deve ter são a concentração, a compreensão, a resposta e a recordação. Um exemplo muito comum é o de uma pessoa que, enquanto está a conversar com outra, acena com a cabeça e transmite a mensagem que recebeu. A escuta ativa e empenhada desenvolve a confiança e estimula o diálogo a ir mais longe; assim, é provável que as partes envolvidas cheguem a boas conclusões sobre as suas diferentes questões.
A melhoria das competências de comunicação interpessoal é uma questão de prática, de tomada de consciência de si próprio e de obtenção de feedback. Vários métodos, como reunir pessoas num círculo para discutir um tópico, representar e assistir a cenários e repensar alguns encontros anteriores, aumentarão a sua capacidade de articular claramente os seus objectivos e também de apreender com precisão o que os outros estão a tentar dizer-lhe. Além disso, ao pedir a outras pessoas que lhe façam uma crítica construtiva, ganhará algum conhecimento sobre o que pode melhorar.