Currículo integrado
Um currículo integrado refere-se a um método educativo que junta diferentes matérias e componentes disciplinares numa experiência de aprendizagem conjunta para os alunos. As aplicações práticas deste método concentram-se na aprendizagem interdisciplinar, iluminando assim o campo educativo e levando os alunos a empenharem-se mais.
Uma das principais vantagens de um currículo integrado é o facto de promover o pensamento crítico, o envolvimento dos alunos e a retenção de conhecimentos. Quando as disciplinas estão interligadas, os alunos apercebem-se de como a sua aprendizagem está relacionada com o mundo real, o que, por sua vez, desenvolve a sua compreensão a um nível mais profundo. A título de exemplo, um projeto que combina matemática e ciências pode ajudar os alunos a experimentar os conceitos de medição e análise de dados através de experiências da vida real.
Um currículo de cestaria inclui diferentes abordagens de ensino e actividades para diferentes tipos de aprendizagem. Por exemplo, numa secção que ensina sobre ecossistemas, os alunos teriam a oportunidade de falar em grupos, ver documentários e fazer estudos de campo ao ar livre, o que garantiria que todos os alunos pudessem associar estratégias à sua forma de aprender.
Existem alguns obstáculos que os professores podem encontrar ao implementar o currículo integrado, tais como a não cobertura do currículo, a elevada exigência de tempo e a necessidade de desenvolvimento profissional. A organização das diferentes disciplinas implica o processo de planeamento e a cooperação dos professores. A inexistência de um horário uniforme para a planificação pode dificultar o alinhamento dos objectivos entre as disciplinas, tornando inevitável que a escola forneça o apoio e os recursos necessários.
Um projeto curricular integrado deste tipo é uma unidade de "Culturas Globais" que permite aos alunos aprender sobre vários países do ponto de vista da geografia, da história, da arte e da língua. Por exemplo, os alunos podem escolher uma cultura, desenvolver uma apresentação, preparar comida tradicional e até dominar frases fundamentais na língua falada nessa cultura. Este projeto é uma excelente forma de se manter em sintonia com diferentes disciplinas e também permite que os alunos aprendam a respeitar e a apreciar outras culturas.