Modelo de Conceção de Inquérito
O Modelo de Investigação de Ideias (IDM) é uma arquitetura para estabelecer unidades de ensino que promovam a aprendizagem através da investigação. Sublinha a necessidade de apresentar questões interessantes, tarefas que sejam realmente apelativas e avaliações que sejam reais, estimulando assim o pensamento crítico e uma compreensão mais profunda dos alunos. Assim, fomenta o pensamento crítico e uma compreensão mais profunda entre os alunos, principalmente através do desenvolvimento de questões interessantes, do envolvimento dos alunos em tarefas desafiantes e da utilização de avaliações autênticas.
Os principais elementos do Modelo de Conceção de Inquérito compreendem as questões essenciais e de apoio, os trabalhos e as avaliações. Os inquéritos essenciais conduzem à exploração do tópico, juntamente com as perguntas de apoio, que são as que orientam os alunos para uma compreensão mais profunda do conteúdo. As tarefas atribuídas são feitas de forma a envolver os alunos na exploração das questões através da investigação e do pensamento crítico e a medir a sua compreensão e desempenho através de avaliações.
O Modelo de Conceção de Inquérito é a ferramenta para o envolvimento e a participação dos alunos no processo de aprendizagem através de problemas e questões da vida real que são pertinentes para as suas vidas e paixões. Por exemplo, a pergunta intrigante "Como é que as alterações climáticas afectam a nossa comunidade local?" leva os alunos a iniciar uma campanha sobre os problemas ambientais locais, a fazer investigação e a trabalhar em conjunto, envolvendo-os assim mais no processo de aprendizagem.
Sim, o Modelo de Conceção de Inquérito é muito flexível e pode ser utilizado em muitas disciplinas diferentes, como as ciências, os estudos sociais, as artes da linguagem e a matemática. Por exemplo, numa aula de ciências, os alunos podem lidar com a pergunta de investigação "Quais são os impactos da poluição na vida marinha?". Este inquérito pode ajudar a iniciar a investigação dos alunos, as experiências de laboratório e as conversas que aplicam conceitos científicos sem o impacto das outras disciplinas.
No Modelo de Conceção de Inquérito, as avaliações são utilizadas para medir o nível de compreensão e as competências demonstradas pelos alunos em relação às questões de interesse e de apoio. As avaliações assumem sobretudo a forma de desempenho, uma vez que dão aos alunos a oportunidade de exporem os seus conhecimentos/teoria através de projectos, apresentações ou portefólios. Por exemplo, depois de responderem a uma pergunta sobre acontecimentos históricos através de uma investigação, os alunos podem criar um documentário ou um debate que irá pôr em evidência os seus conhecimentos e capacidades analíticas.