Círculos de Inquérito
Os Círculos de Inquérito' são unidades de aprendizagem colaborativa em que pequenos grupos de alunos trabalham em conjunto para inquirir, investigar e partilhar conhecimentos sobre um assunto específico. São a melhor forma de desenvolver o pensamento crítico, melhorar a comunicação e promover uma compreensão mais ampla dos temas através da interação entre pares e da aprendizagem baseada na investigação.
Um Círculo de Inquérito, em vez disso, é uma pequena reunião de pessoas, uma questão ou tema orientador, um processo de investigação e discussão e um método para partilhar resultados. Por exemplo, no caso de um tópico sobre "alterações climáticas", cada membro centrar-se-ia provavelmente em várias questões, como as suas causas, efeitos e soluções, adquirindo assim uma compreensão profunda do tópico através da discussão em grupo.
A implementação dos Círculos de Inquérito promove a eficácia da aprendizagem devido à defesa do envolvimento ativo, da aprendizagem entre pares e da facilitação de competências de pensamento crítico. Isto é possível devido ao processo de questionamento, à exploração de recursos e à expressão de ideias que os participantes são levados a fazer, o que resulta numa compreensão mais profunda. A título de exemplo, os alunos podem colaborar na investigação de um determinado acontecimento histórico, o que os ajuda a obter vários pontos de vista e a adquirir conhecimentos.
Num Círculo de Inquérito orientado pelo professor sobre energias renováveis e os benefícios ambientais das tecnologias actuais, o professor pode colocar algumas questões gerais para iniciar o debate, enquanto aprende que os alunos têm o direito de orientar a conversa.
Claro, os Círculos de Inquérito podem ser aplicados de forma muito eficiente em ambientes de aprendizagem virtuais, utilizando ferramentas de videoconferência e plataformas de colaboração. Os participantes podem realizar debates, distribuir recursos e fazer apresentações utilizando ferramentas em linha. Por exemplo, numa sessão de aprendizagem à distância, os alunos podem criar círculos de investigação sobre temas como a segurança na Internet, partilhando as suas pesquisas e ideias através de um documento ou apresentação partilhados.