Ensino de ciências baseado em investigação
A Instrução Científica Baseada na Investigação (IBSI) é uma metodologia que gira em torno da investigação dos alunos como elemento principal do processo de aprendizagem, promovendo os alunos a colocar questões, a investigar e a concluir as coisas com base em provas. Este método estimula a aquisição de pensamento crítico e de competências de resolução de problemas, e também assegura uma boa compreensão dos conceitos científicos, ao fazer com que os alunos se envolvam ativamente no seu percurso de aprendizagem.
O questionamento dos alunos, a investigação interactiva, a aprendizagem cooperativa e a utilização de práticas científicas são algumas das partes principais do ensino das ciências baseado na investigação. Ou seja, durante a unidade sobre o ecossistema, os alunos fazem as suas próprias perguntas sobre a fauna local, realizam estudos de campo para recolher dados e trabalham em conjunto para apresentar as suas conclusões que os ajudam a compreender melhor as relações ecológicas.
A Instrução Científica baseada na investigação contrasta com os métodos de ensino tradicionais, deslocando o centro da atividade do professor para os alunos. Na sala de aula convencional, o professor transmite principalmente informações de forma direta, ao passo que, no caso da IBSI, os alunos estão principalmente envolvidos no método de aprendizagem através da experimentação e da investigação, pelo que estão destinados a ter uma melhor compreensão dos princípios da ciência.
Uma das principais vantagens da aprendizagem baseada na investigação em Ciências é o... Uma das principais vantagens do currículo de ciências baseado na investigação é o facto de aumentar as capacidades de pensamento crítico dos alunos, o seu envolvimento e a retenção de informação. Por exemplo, quando os alunos apresentam as suas próprias ideias para testar, aprendem a analisar dados e a tirar conclusões com base em provas, que são as competências vitais e necessárias em todos os domínios, tanto na escola como em situações da vida real.
Uma das melhores formas de os professores implementarem o ensino da ciência baseado na investigação é, em primeiro lugar, criando um ambiente de sala de aula que estimule a curiosidade dos alunos, depois proporcionando-lhes oportunidades de participarem em experiências reais e, finalmente, facilitando debates que os ajudem no seu processo de investigação. Para ilustrar, um professor pode trazer para a sala de aula uma questão ambiental da vida real, como a qualidade da água, na qual os alunos podem ter a oportunidade de criar as suas próprias experiências para conceber e investigar o impacto de diferentes fontes de poluição, envolvendo-os assim numa aprendizagem ativa e no pensamento crítico.