Literacia da informação
Ter literacia da informação significa ser capaz de fazer um juízo sobre a necessidade de encontrar informação, ser capaz de descobrir, avaliar e utilizar corretamente essa informação. O significado desta competência é indispensável num mundo repleto de informação, uma vez que dá poder às pessoas para tomarem decisões, resolverem problemas e aprenderem ao longo da vida.
A literacia da informação consiste fundamentalmente em várias competências, como a capacidade de discernir a escassez de informação, a localização fácil e pertinente de fontes, bem como a avaliação da fiabilidade e pertinência da informação e a utilização e divulgação competentes dessa informação. A título de exemplo, um estudante que efectue uma investigação terá de perceber que informação é necessária, encontrar fontes académicas credíveis, avaliar a sua fiabilidade e sintetizar os resultados num argumento coerente.
Devido ao enorme oceano de dados na Internet, a atualização da desinformação e a desinformação, a literacia da informação torna-se uma competência obrigatória/importante na era digital. Pode haver pessoas que não consigam distinguir entre fontes fiáveis e fontes não fiáveis, fazendo assim escolhas erradas devido à falta desses conhecimentos. Por exemplo, a avaliação das fontes de informação sobre saúde pode aumentar a capacidade de tomar decisões corretas durante uma crise de saúde pública, o que, por sua vez, pode melhorar os resultados em termos de saúde dos indivíduos e das comunidades.
A aquisição de competências de literacia da informação através da prática das mesmas pode muito bem ser gerida até pela educação formal. Algumas das formas de os indivíduos participarem são através de webinars sobre métodos de investigação, workshops nas bibliotecas ou a utilização da ferramenta em linha que avalia a credibilidade das fontes. Por exemplo, como analogia, podemos dizer que uma pessoa que aprendeu a operar corretamente bases de dados adquiriu assim a competência necessária para recolher e analisar informações.
Através do acesso a vários recursos e da orientação que fornecem aos utilizadores sobre as estratégias de investigação e a avaliação crítica da informação, as bibliotecas são os mais importantes promotores da literacia da informação. Para além do acima referido, os bibliotecários organizam workshops e consultas individuais que se destinam a ajudar os participantes a melhorar as suas competências em matéria de literacia da informação. Uma ilustração das suas actividades é o facto de muitas bibliotecas terem aulas que ensinam os utilizadores a realizar pesquisas eficientes em linha ou em revistas reconhecidas como fiáveis.