Aulas híbridas
O método de comunicação utilizado nas aulas híbridas é a combinação do ensino presencial com a aprendizagem em linha. Os alunos podem usufruir dos benefícios de ambos os formatos. Esta possibilidade de aprendizagem aumentou a flexibilidade, a acessibilidade e o envolvimento dos alunos, indo também ao encontro dos seus vários estilos e tempos de aprendizagem.
O modelo de curso híbrido está relacionado com muitos aspectos, como a flexibilidade para os estudantes que têm obrigações profissionais ou familiares. Por exemplo, através desta abordagem, os estudantes têm a oportunidade de assistir a palestras presenciais e de escrever os trabalhos online quando lhes for conveniente. Além disso, este modelo mostra o diálogo entre diferentes formatos de disciplinas, uma vez que os alunos estudam matérias de vários estilos.
Uma forma eficiente de as configurações educativas híbridas conseguirem uma maior participação dos alunos é utilizar ferramentas e actividades interactivas que possam ser utilizadas por diferentes tipos de alunos. Por exemplo, as sessões em direto podem constituir a principal componente dos diálogos de grupo, enquanto os módulos de e-learning podem utilizar fóruns e recursos multimédia. Esta abordagem é a melhor forma de manter o interesse e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.
Os professores que leccionam turmas híbridas enfrentam desafios distintos, por exemplo, a necessidade de garantir uma participação equitativa entre os alunos que frequentam o ensino presencial e os que estudam online. É-lhes exigido que sejam competentes na utilização da tecnologia, bem como no desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem unificado que satisfaça as necessidades de ambos os grupos de estudantes. Por exemplo, poderão ter de utilizar ferramentas digitais que permitam a todos os alunos interagir em tempo real.
Os estudantes de cursos híbridos recebem predominantemente materiais do sistema de gestão da aprendizagem (LMS) que incluem palestras, leituras e trabalhos. É o caso, por exemplo, das plataformas Canvas ou Blackboard, que permitem aos alunos descarregar materiais, apresentar trabalhos e participar em debates num ambiente em linha. Desta forma, os alunos, que frequentam as aulas presenciais e em linha, recebem os mesmos materiais didácticos.