Integração das ciências humanas
A integração das ciências humanas é a mistura das disciplinas das ciências humanas, como a literatura, a filosofia e a história, com outros domínios e programas de ensino. Esta integração motiva a construir ideias, a ser criativo e a pensar eticamente, o que, por sua vez, ajuda a compreender melhor as questões sociais e as experiências humanas em geral.
A combinação de humanidades e disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) promove o aperfeiçoamento de competências transversais necessárias, como a capacidade de ouvir e a empatia, que são vitais para o trabalho em equipa e a liderança. Por exemplo, um médico que esteja ciente das questões éticas relativas ao seu trabalho através do estudo das humanidades será capaz de tratar os pacientes com mais carinho. Do mesmo modo, os engenheiros que estudam história do design podem relacionar-se com os utilizadores e criar produtos mais fáceis de utilizar.
A abordagem da colaboração inter-subjectos nas ciências humanas é uma grande oportunidade para os alunos estudarem os textos, por exemplo, para ouvirem e avaliarem múltiplos de diferentes perspectivas, e também para terem controvérsias verbais, o que aguça as capacidades de pensamento crítico. Por exemplo, o aluno tem de ler um texto sobre questões filosóficas. Assim, têm de avaliar argumentos e construir respostas com base no raciocínio. Estas competências podem ser utilizadas em muitas situações da vida real, como a tomada de decisões numa empresa ou a defesa de uma causa social.
A integração das ciências humanas pode ser feita pelos professores através da criação de projectos multidisciplinares que relacionem ideias das ciências humanas com outras disciplinas. Por exemplo, os alunos podem trabalhar num projeto relativo a uma descoberta científica famosa, aprendendo inicialmente sobre o seu contexto histórico, para que possam compreender o feito científico e o seu impacto na sociedade. As actividades de aprendizagem em grupo, como conversas em equipa ou a ligação de vários temas num diálogo, podem promover ainda mais esta ligação.
O alargamento do âmbito das humanidades a outras disciplinas enfrenta um desafio que pode ser a possível rejeição por parte de educadores ou instituições que estão tradicionalmente habituados a estabelecer fronteiras entre disciplinas. Além disso, pode ser problemático fornecer recursos e formação adequados aos educadores para que possam misturar com êxito estas disciplinas. Mesmo assim, a superação destes obstáculos pode fazer com que os estudantes tenham um leque mais vasto de competências que poderão utilizar para abordar a interdisciplinaridade multifacetada no seu futuro profissional.