Abordagens do ensino doméstico
Os métodos de ensino doméstico designam as diferentes filosofias e técnicas adoptadas pelas famílias na educação dos seus filhos em casa. A utilização destas diferentes abordagens pode, sobretudo, remodelar a experiência de aprendizagem de uma criança, o que seria fácil através da flexibilidade e da personalização do programa, adaptado principalmente às suas necessidades individuais e estilos de aprendizagem pessoais.
As principais categorias de técnicas de ensino doméstico são o tradicional, o Montessori, o ensino não escolarizado e o ensino clássico. Ao contrário das escolas públicas, o ensino doméstico tradicional adopta normalmente um currículo bem estruturado, que se assemelha muito a uma escola pública, enquanto o ensino não escolarizado é um método totalmente centrado na criança, que lhe dá a liberdade de descobrir ideias através de interesses e experiências de vida. Montessori é uma aprendizagem baseada na prática com uma diretiva de auto-atividade e auto-ensino, e a educação clássica é a metodologia com sessões intensivas de textos clássicos e argumentação de tipo crítico.
Os pais podem escolher a abordagem correta para o ensino doméstico, tendo em conta o estilo de aprendizagem, os interesses e as necessidades educativas da criança. Devem também ter em consideração as suas próprias capacidades e semelhanças de ensino. Por exemplo, um aprendiz visual pode prosperar num ambiente Montessori, mas, por outro lado, uma criança que goste de ler pode ganhar mais com uma abordagem clássica. Visitar as conferências sobre o ensino doméstico ou reunir-se com os grupos da comunidade local pode ajudá-los a encontrar ideias e materiais que contribuam para o processo de decisão.
Um sistema organizado de ensino doméstico garante a continuidade, proporciona objectivos educativos distintos e prescreve um currículo, que pode ser útil para desenvolver as capacidades de disciplina e de gestão do tempo de uma criança. Esta estratégia é particularmente adequada para crianças que são bem organizadas e que se sentem melhor num ambiente de aprendizagem com uma abordagem estruturada dos diferentes tópicos. Por exemplo, definir tópicos por dia ou por semana e programar determinados assuntos para aprender num determinado período pode criar um currículo organizado que não só garanta uma educação completa, mas também reforce as competências de estudo adequadas da criança.
O ensino doméstico é um dos métodos que as famílias escolhem, mas têm de enfrentar muitos problemas, como a gestão do tempo e a procura de outras crianças para actividades sociais para os seus filhos e recursos. As famílias têm de gerir a sua vida de ensino a par das outras tarefas que têm de fazer, e as crianças podem ter de se envolver em diferentes tipos de interações sociais, como cooperativas ou actividades extracurriculares. Encontrar o material didático adequado é um desafio, assim como a motivação, que é a chave para o sucesso do ensino doméstico.