Ligações casa-escola
O termo "ligação casa-escola" designa a união entre as famílias e as escolas com o objetivo de apoiar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Esta relação é muito necessária porque incentiva a comunicação, cria confiança e melhora os resultados educativos através do alinhamento das expectativas de casa e da escola.
As abordagens mais eficazes para construir relações entre a casa e a escola são interações consistentes entre a escola e a casa através de boletins informativos, reuniões de pais e professores e plataformas digitais. As escolas também podem organizar workshops para os pais que os ensinem sobre o currículo e os métodos de ensino, capacitando-os assim para apoiar a aprendizagem em casa. Um exemplo prático é a organização de uma noite de matemática em que os pais descobrem novas técnicas de ensino e, mais tarde, podem aplicar esses métodos em casa.
Torna mais fácil para os pais reforçar a ligação casa-escola através de eventos escolares, do voluntariado e da participação em associações de pais e professores. Além disso, podem fazê-lo conversando com as crianças sobre o que aprenderam nesse dia, ajudando-as com os trabalhos de casa e criando em casa um ambiente propício ao estudo. De facto, uma das formas de as reuniões do conselho escolar permitirem que os pais expressem as suas opiniões e participem nos processos de tomada de decisões.
A relação casa-escola é muito melhorada pelas plataformas de comunicação e colaboração proporcionadas pela tecnologia. Através de ferramentas como livros de notas online, aplicações educativas e redes sociais, os pais podem acompanhar os progressos da criança e as actividades escolares. Por exemplo, uma escola pode enviar as suas comunicações e apresentar os trabalhos numa aplicação específica aos pais, mantendo-os assim ativamente envolvidos e informados.
Uma das vantagens das fortes ligações entre a casa e a escola é que criam um ambiente de aprendizagem favorável que conduz tanto ao sucesso académico como ao desenvolvimento sócio-emocional. A cooperação entre pais e professores é a principal razão pela qual os alunos se sentem mais inspirados e ligados aos seus estudos. Para ilustrar, quase todas as crianças que têm os seus pais envolvidos em eventos escolares têm menos faltas e notas mais altas, o que é uma forma de medir as boas consequências da participação dos pais.