Competências de raciocínio de ordem superior (HOTS)
As competências de pensamento de ordem superior (HOTS) são processos cognitivos que envolvem a análise, a avaliação e a criação, e não apenas a recordação de informações. São muito necessárias para a resolução de problemas e o pensamento crítico, permitindo aos indivíduos utilizar os conhecimentos adquiridos em novas situações e tomar decisões informadas.
Algumas categorias de competências cognitivas de alto nível são: decompor informação complexa em sub-partes (análise); combinar diferentes ideias para dar origem a algo novo (síntese); e avaliar a credibilidade e a relevância da informação (avaliação). Tomemos como exemplo a situação de um estudante que, no decurso da análise de um acontecimento passado, o observa de vários ângulos; depois, escreve um ensaio no qual interpõe diferentes opiniões acima mencionadas; e, finalmente, verifica a exatidão da literatura para decidir se as fontes são credíveis.
A aprendizagem baseada em projectos, os tipos de perguntas (ou seja, perguntas abertas) e a discussão crítica sobre a importância das questões ambientais são algumas das estratégias úteis para os professores quando pretendem promover competências de pensamento de ordem superior. Só para ilustrar, pedir aos alunos que desenvolvam um projeto que analise uma determinada situação ecológica, em vez de lhes pedir simplesmente que recordem factos, é uma forma prática de reforçar a criatividade dos alunos e uma aprendizagem mais profunda.
O papel de uma avaliação revela-se muito importante no processo de desenvolvimento das Competências de Pensamento de Ordem Elevada, através do feedback que dá aos alunos sobre o seu desempenho no módulo sobre a capacidade de analisar, avaliar e criar. As avaliações de desempenho, como os debates ou as apresentações incluídas no módulo de tarefas de avaliação, por exemplo, são úteis para que os alunos mostrem os seus processos de pensamento e implementem os seus conhecimentos num contexto prático, e não apenas através da repetição de informações.
As competências de nível superior não são apenas a chave para o avanço futuro dos estudantes, mas também ensinam os indivíduos a resolver problemas complexos e a tomar decisões em condições da vida real. Numa época em que o mercado de trabalho está em constante mudança, cada vez mais empregadores procuram candidatos capazes de raciocinar logicamente e suficientemente flexíveis para lidar com novas questões, o que torna estas competências essenciais para a educação contínua e a evolução da profissão.