Questionamento de alto nível
O questionamento de alto nível é o método de fazer perguntas muito difíceis e abertas que exigem das pessoas o uso de pensamento crítico, análise e perceção mais profunda. Incentiva os alunos a irem além da compreensão superficial do conceito, gerando assim discussões e percepções mais ricas.
As perguntas abertas são as principais caraterísticas das perguntas de alto nível que requerem mais do que uma resposta de "sim" ou "não". Pela sua própria natureza, estas perguntas estão relacionadas com os processos de síntese, avaliação e aplicação dos conhecimentos. Por exemplo, em vez de perguntar "Qual é a capital de França?", uma pergunta mais avançada seria "A influência da história cultural de Paris na identidade moderna da cidade?
Pedir aos alunos que pensem criticamente e articulem os seus pensamentos e raciocínios é uma forma de ensinar o questionamento de alto nível que melhora os debates na sala de aula. Cria uma atmosfera de aprendizagem em que os alunos trabalham em conjunto para criar conhecimento com base nos contributos dos seus colegas. Desta forma, por exemplo, o debate sobre os impactes das alterações climáticas motiva os alunos a inter-relacionar diferentes temas como a ciência, a ética e a economia.
Na Taxonomia de Bloom, é um tipo de ferramenta educativa para os professores que lhes permite passar as suas perguntas para um nível mais elevado de complexidade, para os níveis mais elevados de competências cognitivas. As estratégias podem incluir a utilização de tempos de espera para encorajar os alunos a darem respostas ponderadas, a utilização de sugestões que exijam análise e a promoção de debates entre pares. Por exemplo, depois de falar sobre um acontecimento histórico, um professor pode dizer: "Se tivesse sido tomada uma decisão diferente nesse momento crucial, o que achas que poderia ter acontecido?
As perguntas de alto nível são específicas de cada assunto, mas todas têm o objetivo comum de promover uma compreensão mais profunda do tema. Por exemplo, uma pergunta de literatura pode inquirir: "Que temas do romance apresentam os problemas sociais da época? Em ciências, a pergunta pode ser: "Poderão as leis básicas da física ser aplicadas para criar uma cidade que seja sustentável?". Estas perguntas motivam os alunos a estabelecer relações e a demonstrar os seus conhecimentos de uma forma inovadora.