Leitura de alto interesse
A leitura de alto interesse denota a utilização de textos interactivos e de fácil compreensão, capazes de atrair a atenção do leitor quase exclusivamente para os seus interesses e níveis de leitura. Trata-se de um método muito importante para promover a literacia, incutir o gosto pela leitura e melhorar as capacidades de compreensão, especialmente entre os leitores resistentes ou fracos.
A introdução de leituras de grande interesse para os alunos é a principal forma não só de preservar a relevância do material e de os atrair para o campo de estudo, mas também de os capacitar para explorar e melhorar o seu poder de expressão. Adquirir um vasto conjunto de vocabulário, saber compreender e aprender a pensar criticamente são subprodutos deste método, para além da capacidade de o aluno apreciar o livro para toda a vida. Por exemplo, um aluno apaixonado por desporto pode ler artigos ou livros sobre os seus jogadores preferidos, o que aumentará o seu nível de leitura e desenvolverá em grande medida as suas competências de literacia.
Os programas de leitura de interesse podem ser implementados por professores que desenvolvem uma gama diversificada de textos que apelam a vários interesses e níveis de leitura nas suas turmas. As estratégias podem consistir em ter opções de materiais de leitura, formar unidades de leitura temáticas e integrar a tecnologia através de livros electrónicos ou audiolivros. Por exemplo, os professores podem dar aos alunos a possibilidade de escolherem entre uma lista de romances gráficos, biografias ou géneros específicos de ficção que se adequem às suas preferências.
Os materiais de leitura de interesse elevado não incluem apenas banda desenhada e revistas, mas também romances gráficos e os títulos de ficção mais populares que correspondem aos interesses dos alunos. Além disso, também podem ser incluídos textos de não ficção que abordem acontecimentos do mundo atual, passatempos ou ciência. Por exemplo, um título para jovens adultos que seja de interesse atual como "Os Jogos da Fome" pode potencialmente atrair alguns leitores exigentes que gostam de histórias distópicas.
A leitura de materiais de elevado interesse pode aumentar visivelmente as competências e a autoestima daqueles que lêem com dificuldades, através da disponibilização de textos de leitura cativantes e adequados ao nível. Esta intervenção personalizada cria uma diminuição da frustração e um aumento da sensação de sucesso. Por exemplo, ao utilizar as versões simplificadas de livros ou histórias populares com as quais os alunos se identificam, estes são agora encorajados a praticar e a dominar facilmente o conteúdo sem serem bombardeados.