Coaching de Competências Difíceis
As competências técnicas específicas e a aquisição de conhecimentos relacionados com a execução de determinadas tarefas ou trabalhos são as principais áreas de ênfase no coaching de competências duras. Este coaching é relevante na medida em que ajuda os indivíduos a dominarem as suas competências, a aumentarem a eficiência no trabalho e a oferecerem melhores hipóteses em várias profissões, como a tecnologia, as finanças e a engenharia.
As competências técnicas são as competências específicas e tangíveis ou os tipos de conhecimento que podem ser aprendidos através de instruções diretas, quer se trate, por exemplo, de codificação, análise de dados ou redação técnica. Por outro lado, as competências transversais são as caraterísticas pessoais relacionadas com a interação humana, por exemplo, a comunicação, o trabalho em equipa e a resolução de problemas. Por exemplo, um programador de software pode possuir competências técnicas, tais como conhecimentos de linguagens de programação, incluindo Python, mas também lhe são exigidas competências transversais para trabalhar eficazmente em equipa.
A formação em competências técnicas é um dos programas de formação essenciais no local de trabalho, uma vez que é aquele de que os empregados mais beneficiam, ajudando-os a desenvolver as competências técnicas necessárias para o seu trabalho e, consequentemente, a serem mais produtivos. Por exemplo, uma empresa pode realizar uma formação em competências técnicas de visualização de dados para ajudar o seu pessoal de marketing a analisar e apresentar melhor os dados, permitindo assim à equipa de marketing tomar decisões mais informadas.
A formação prática, os seminários e os cursos em linha são algumas das técnicas mais comuns para desenvolver competências difíceis e também para aderir a um programa de tutoria. Um bootcamp de programação, por exemplo, pode ter uma abordagem experimental, baseada em projectos, durante a qual os formandos desenvolvem e implementam aplicações do mundo real, pelo que podem praticar e aperfeiçoar de forma abstrata as suas competências de programação num ambiente amigável.
Uma das formas de determinar a eficácia do coaching de competências técnicas é verificar o progresso do desempenho através de avaliações pré e pós-formação, do feedback dos supervisores e da sua capacidade de exercer as novas competências na realidade. Para ilustrar, imaginemos que um analista acompanha a forma como utiliza as funcionalidades avançadas do Excel, apresentando uma análise de dados complexa mais eficiente após a formação especializada.