Aprendizagem prática
A aprendizagem prática experimental é um método de ensino que se centra na colaboração ativa dos alunos com os seus professores e no seu envolvimento direto em todo o processo de aprendizagem. A sua importância reside na capacidade de proporcionar aos alunos uma compreensão profunda da matéria, de lhes permitir manter os conhecimentos durante mais tempo e de serem capazes de os implementar em aplicações da vida real.
A aprendizagem prática tem muitas vantagens, como o aumento da participação ativa, uma melhor retenção da informação e o desenvolvimento de competências de pensamento crítico. Por exemplo, as crianças que aprendem através de experiências da vida real num laboratório de ciências tendem a ser mais bem sucedidas na formação de imagens mentais de conceitos do que os seus colegas que apenas lêem sobre eles nos manuais escolares.
A aprendizagem experiencial não é o mesmo que os métodos tradicionais, porque está essencialmente orientada para a experiência dos alunos através da atividade e não para a absorção passiva da informação. A aprendizagem tradicional consiste frequentemente em aulas teóricas e livros didácticos; por outro lado, a aprendizagem prática promove a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por exemplo, através da realização de projectos, simulações ou trabalho de campo.
Exemplos de actividades de aprendizagem prática são a realização de experiências científicas, a construção de modelos nas aulas de engenharia, a participação em cenários de dramatização na aprendizagem de línguas ou o estudo de estágios e aprendizagens. Estas actividades permitem aos aprendentes utilizar os seus conhecimentos teóricos em situações reais, melhorando assim a sua compreensão e competências.
Acrescentar a aprendizagem baseada em projectos, organizar actividades de grupo e fornecer as ferramentas e os materiais necessários para a experimentação são algumas das formas como os educadores podem envolver os alunos na aprendizagem prática. Por exemplo, os professores de uma aula de história podem criar uma simulação de um acontecimento histórico, o que ajudará os alunos a gostar mais da disciplina e a compreender melhor o contexto histórico.