Reflexão guiada
A reflexão orientada é uma atividade sistemática destinada a motivar o indivíduo a avaliar criticamente a sua aprendizagem experimental, as suas várias acções e os seus sentimentos. A reflexão sobre o crescimento pessoal e profissional é uma das principais forças para a aquisição de conhecimentos mais profundos, para tirar lições do passado e para o reforço do processo de tomada de decisões.
Um dos métodos mais comuns de reflexão orientada é a utilização de diários, perguntas estruturadas e debates entre pares. Um exemplo disto seria um facilitador colocar algumas questões orientadoras como "O que é que eu aprendi com esta experiência?" ou "Como é que eu poderia ter lidado com a situação de forma diferente? Estas perguntas destinam-se a ajudar os indivíduos a pensar de forma crítica sobre as suas reacções e emoções.
O desenvolvimento individual através da reflexão orientada torna-se mais fácil, uma vez que os ajuda a descobrir os seus valores, crenças e objectivos numa perspetiva mais clara. Por exemplo, uma pessoa pode, depois de refletir sobre um projeto difícil, chegar à conclusão de que a auto-gestão do tempo deve ser uma das competências a desenvolver, desencadeando uma série de medidas de crescimento. Assim, a pessoa teria um melhor desempenho no futuro.
É claro que a reflexão orientada pode ser uma forma bem sucedida de utilização da equipa para o trabalho em equipa e a comunicação. As equipas podem realizar uma reflexão de grupo depois de terminarem o trabalho, onde discutem os desafios que funcionaram bem e alguns que não funcionaram. Esta oportunidade permitirá o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua e de aprendizagem colectiva.
A reflexão guiada é essencialmente uma técnica utilizada para fazer com que os alunos percepcionem o processo de aprendizagem de uma forma diferente. Por exemplo, após a conclusão de um trabalho de grupo, os professores ajudam sobretudo os alunos a refletir sobre os seus contributos e a dinâmica do trabalho de equipa, desenvolvendo assim capacidades de pensamento crítico e adquirindo um verdadeiro domínio da matéria.