Leitura orientada
A leitura guiada é um programa de instrução em que um professor coopera com um pequeno grupo de alunos que lêem a níveis semelhantes. É concebido para apoiar os alunos no desenvolvimento das suas capacidades de leitura através de estratégias direcionadas, promovendo a compreensão e encorajando hábitos de leitura independentes.
Uma sessão de leitura orientada tem normalmente algumas partes necessárias, como a escolha de textos que estejam de acordo com os níveis de leitura dos alunos, a introdução do texto com uma breve discussão, a leitura autónoma dos alunos enquanto o professor os observa e ajuda e, finalmente, uma conversa no final para reforçar a sua compreensão. A título de exemplo, o professor pode selecionar um livro nivelado com animais sobre um grupo de alunos do primeiro ano, orientando-os durante o processo de leitura e fazendo perguntas sobre a história mais tarde.
Ao contrário dos métodos utilizados no ensino tradicional da leitura, a leitura orientada apresenta uma abordagem que dá prioridade à interação em pequenos grupos em relação à instrução geral na sala de aula. Durante a leitura guiada, os professores adaptam o seu ensino com base nas necessidades específicas de cada aluno e criam oportunidades para que recebam feedback contínuo, bem como estratégias para melhorar. Isto contrasta fortemente com o método tradicional, em que o mesmo material é apresentado a todos os alunos, independentemente dos seus diferentes níveis ou necessidades de leitura.
A avaliação desempenha um papel importante na leitura guiada, uma vez que facilita aos professores a identificação dos níveis de leitura dos alunos, o acompanhamento dos seus progressos e a definição do seu ensino em conformidade. As ferramentas que os professores aplicam frequentemente são os registos de execução, as verificações de compreensão e a avaliação da fluência e compreensão dos alunos através das suas observações. Por exemplo, se um professor efectua uma avaliação regular para verificar se o aluno consegue resumir uma história, então, com base neste resultado, pode escolher um método de ensino diferente para apoiar a melhoria dos alunos.
Entre os melhores métodos de leitura orientada contam-se o agrupamento de alunos com as mesmas competências de leitura, a escolha de textos interessantes, mas não tão difíceis, e a incorporação de estratégias de ensino multidimensionais, tais como a sugestão, o questionamento e a modelação. Além disso, a criação de objectivos específicos para cada sessão e a criação de uma atmosfera de ajuda podem ser os factores que mais contribuem para os resultados eficazes da leitura orientada. A título de exemplo, um professor pode utilizar livros ilustrados para adquirir vocabulário enquanto facilita um grupo de livros de leitores emergentes.