Notas guiadas
As notas guiadas são os esboços que os alunos podem utilizar para acompanhar a aula ou a apresentação, num estilo de perguntas e respostas, promovendo a participação ativa e a compreensão. Normalmente, têm espaços para palavras ou ideias importantes que os alunos podem ir anotando à medida que vão ouvindo a aula, o que melhora os processos de memorização e explicação.
As notas guiadas têm uma série de vantagens, como uma melhor concentração dos alunos nas aulas, uma melhor retenção das lições e uma participação ativa no processo de aprendizagem. Por exemplo, uma vez que os alunos participam na exclusão dos materiais na apresentação, estão mais inclinados a ser aprendentes activos que podem recordar a informação mais tarde. Para além disso, as notas guiadas também apresentam uma forma de tornar a informação mais organizada, o que permite aos alunos compreender e memorizar a nota de estudo.
Ao conceber inicialmente uma nota guiada de uma forma que se adeqúe ao esquema estruturado necessário correspondente aos objectivos da aula, os professores podem tirar partido da vantagem de utilizar notas guiadas nas suas aulas. Este esquema incluiria noções essenciais, definições e áreas para os alunos fornecerem os pormenores relevantes. Durante a lecionação da aula, os professores têm a oportunidade de assinalar os elementos essenciais e, ao mesmo tempo, exortar os alunos a serem responsáveis pelas suas próprias notas. Por exemplo, um professor de ciências pode fornecer aos alunos um modelo de notas guiadas com ilustrações relevantes e pistas para processos-chave que ajudem os alunos a compreender melhor o material.
Considero que as notas guiadas são ferramentas valiosas para diferentes tipos de aprendentes, uma vez que têm em consideração uma variedade de modos de aprendizagem. A representação esquemática das ideias principais atrai os aprendentes visuais, enquanto os participantes activos escrevem as notas durante a aula, os aprendentes cinestésicos. Além disso, os alunos com algumas dificuldades de compreensão podem também considerar as notas guiadas uma mais-valia, uma vez que simplificam as notas, reduzindo assim a carga cognitiva e promovendo uma melhor compreensão. Por exemplo, um aluno com problemas de atenção pode achar menos difícil concentrar-se no material quando utiliza um formato de notas guiadas.
Definitivamente, as notas electrónicas podem ser absolutamente utilizadas em ambientes de aprendizagem em linha. Nas salas de aula na Web, os professores oferecem notas guiadas digitais sob a forma de PDFs ou documentos interactivos que os alunos podem utilizar para as preencher através dos seus dispositivos durante as sessões em direto. Por exemplo, durante uma apresentação virtual, um professor pode mostrar um documento de notas guiadas, que os alunos preenchem com as respostas escrevendo ou utilizando ferramentas de anotação. Os alunos completariam as suas notas em tempo real, mesmo em ambientes remotos. Deste modo, não só se fomentaria a participação como também se promoveria a criatividade.