Inquérito guiado
A investigação guiada é um método de ensino que motiva os alunos a procurar a informação necessária e a aprofundar o assunto. Os alunos começam por colocar as suas questões e depois são envolvidos na compreensão profunda do tema e no pensamento crítico. Implica as caraterísticas de envolvimento e actividades conjuntas com os alunos, e permite-lhes gerir o seu processo de aprendizagem com a orientação do facilitador ou professor.
As partes fundamentais do Inquérito Orientado são a formulação de perguntas abertas, a promoção da exploração e da investigação, a colaboração entre pares e a reflexão sobre os resultados. Por exemplo, numa aula de ciências, os alunos podem começar com a pergunta "Que factores afectam o crescimento das plantas?" e depois investigar através de experiências e pesquisas, partilhando os resultados com os colegas.
Em contraste com os métodos de ensino convencionais, a abordagem da investigação guiada é essencialmente orientada para o aluno e não para o professor. Normalmente, os professores limitam-se a dar a informação, mas no Inquérito Orientado, os alunos encontram as respostas às suas próprias perguntas, aprendendo assim a pensar criticamente e a envolver-se voluntariamente. Por exemplo, em vez de um professor falar sobre a história, os alunos podem examinar as razões de um acontecimento específico, lendo documentos de fonte primária e debatendo-os.
Maior envolvimento dos alunos, melhor raciocínio analítico e capacidade de resolução de problemas, e motivação adicional para estudar são alguns dos ganhos significativos associados à Investigação Guiada. Ao dar aos alunos a oportunidade de assumirem o controlo do seu estudo, estes passam a compreender o tema a um nível muito mais profundo. Ao investigarem as alterações climáticas, por exemplo, os alunos podem interessar-se mais pelas questões ambientais, recolhendo dados que estejam relacionados com os seus interesses.
Os professores podem empregar com sucesso a abordagem da Investigação Guiada começando com um tópico geral, facilitando a formulação de questões de investigação, fornecendo recursos e orientando as conversas. Devem promover o trabalho em equipa e a reflexão durante todo o processo. Por exemplo, um professor pode iniciar uma unidade sobre ecossistemas, ajudar os alunos a desenvolver as suas questões sobre biodiversidade e, em seguida, apoiar a sua investigação através de projectos e apresentações em grupo.