Mentalidade de crescimento
A mentalidade de crescimento é um ponto de vista que encara as competências e a inteligência como coisas que podem ser adquiridas através de trabalho e esforço persistentes. Para além desta forma de pensar, a atração mútua pela aprendizagem e a força na adversidade são factores primordiais para a realização de objectivos a longo prazo e a superação de desafios.
A mentalidade de crescimento baseia-se na ideia de que as aptidões e os talentos de uma pessoa podem ser desenvolvidos através da prática e do estudo, ao passo que a mentalidade fixa parte do princípio de que as aptidões e os talentos de uma pessoa são imutáveis. Para ilustrar, um aluno com uma mentalidade de crescimento pode acolher as tarefas difíceis de matemática como oportunidades de aprendizagem, enquanto um aluno com uma mentalidade fixa as evitaria provavelmente por medo de falhar.
Uma mentalidade de crescimento pode ser formada através da aceitação de desafios, da resiliência face aos fracassos e da convicção de que o esforço é uma forma de alcançar a mestria. Além disso, se praticar a autorreflexão e pedir feedback, isso será vantajoso para si; por exemplo, um engenheiro pode pedir as observações dos críticos para melhorar as suas competências técnicas em vez de perder tempo a sentir-se mal com isso.
Ter uma mentalidade de crescimento é a chave para ser mais flexível aos desafios, ser mais bem sucedido no trabalho e ter mais hipóteses de atingir objectivos pessoais e profissionais. Um exemplo disso é o facto de os atletas que se concentram no auto-aperfeiçoamento e na prática terem geralmente melhores resultados nas competições do que aqueles que dependem apenas das suas capacidades naturais, uma vez que tendem a ser mais persistentes na superação de desafios e a aprender mais com os seus erros.
É certo que uma mentalidade de crescimento pode melhorar absolutamente a cultura e a produtividade no local de trabalho, promovendo os valores da aprendizagem contínua e da colaboração. Por exemplo, as empresas que apoiam a ideia de uma mentalidade de crescimento têm normalmente trabalhadores que demonstram mais criatividade e são mais propensos a assumir riscos porque sentem que são apoiados pela empresa no seu próprio desenvolvimento pessoal.