Investigações de grupo
As investigações de grupo são o trabalho colaborativo de um grupo de alunos que lidam com, observam e analisam um determinado problema ou fenómeno. Trata-se de um problema que os alunos tentam resolver através de um trabalho de investigação realizado em equipa. A investigação em grupo como método de resolução de problemas desenvolve o raciocínio dos alunos, o seu respeito por diferentes pontos de vista e a sua capacidade de trabalhar em conjunto.
As investigações colaborativas em grupo, que é o que as caracteriza, são o ponto de partida para o trabalho em equipa e, consequentemente, para que os participantes utilizem as suas diferentes competências e conhecimentos. A diversidade de participação promove as soluções inovadoras, mas todos os participantes serão habilmente abrangentes sobre as questões. Um exemplo disso é a equipa de um laboratório de investigação científica, onde podem ser atribuídos grupos de formação ou combinações de biólogos, químicos e analistas de dados. Assim, o grupo abordaria os problemas de vários ângulos. As ferramentas e os conhecimentos especializados que as diferentes perspectivas trariam poderiam ser utilizados coletivamente, o que constitui o trabalho de equipa.
Um projeto de investigação em grupo bem sucedido requer uma organização eficaz que implica a definição de objectivos claros, a distribuição de funções com base nos pontos fortes individuais e a criação de protocolos de comunicação. A ajuda de ferramentas de gestão de projectos pode revelar-se excelente para manter a equipa alinhada. Ou seja, um projeto pode ser dividido em diferentes fases em que cada membro é obrigado a lidar com tarefas sequenciais, assegurando assim a responsabilidade e o progresso organizado.
Os obstáculos comuns encontrados na investigação em grupo podem ser pontos de vista diferentes, desequilíbrio na participação e tensão na obtenção de um acordo. Para reduzir estes problemas, os moderadores podem estabelecer conversas sistemáticas e uma monitorização frequente para confirmar a contribuição de cada membro. A formação de workshops de brainstorming é uma das formas mais eficazes de obter uma variedade de ideias e, ao mesmo tempo, evitar a interferência de membros mais influentes.
A utilidade da tecnologia para tornar mais eficaz a comunicação e a colaboração durante as investigações de grupo é amplamente reconhecida. Por exemplo, ficheiros partilhados, reuniões por vídeo e software de gestão de projectos são as ferramentas que facilitam o trabalho em conjunto em tempo real e a partilha de informações. A título de exemplo, aplicações como o Google Docs, que é um tipo de processador de texto que permite que vários utilizadores trabalhem no mesmo documento ao mesmo tempo, aumentando assim a eficácia e a unidade entre os membros da equipa.