Passeio pela galeria
Um Passeio pelas Galerias é uma forma muito especial de aprendizagem em que as pessoas percorrem um espaço para ver e discutir trabalhos ou informações expostos. Desta forma, os alunos agem, cooperam e pensam sobre o assunto de forma crítica, o que promove estes aspectos da aprendizagem através da tomada de decisões dos participantes e da compreensão partilhada dos participantes num ambiente mais dinâmico.
A colaboração e o debate entre os participantes são os principais objectivos de um Passeio pelas Galerias. Para além de proporcionar uma participação ativa, também permite aos participantes partilharem as suas ideias sobre diferentes questões e permite-lhes ver as relações entre vários tipos de materiais, tais como projectos de estudantes ou resultados de investigação que promovem o pensamento crítico.
Os professores podem realizar um Gallery Walk organizando diferentes locais na sala de aula para expor os trabalhos dos alunos, gráficos ou apresentações multimédia. Em seguida, os alunos são separados em pequenos grupos e começam a deslocar-se de estação em estação, discutindo os materiais e dando feedback. Por exemplo, os alunos, após uma determinada unidade sobre ciências ambientais, podem utilizar os seus projectos sobre práticas de sustentabilidade para começar a falar sobre os prós e os contras de cada método.
As Gallery Walks são simples e têm várias vantagens, por exemplo, fazer com que os alunos participem ativamente nas aulas, permitindo-lhes praticar as competências de comunicação que aprenderam e ajudando-os a memorizar melhor o material. Também têm a capacidade de abordar diferentes tipos de estilos de aprendizagem, uma vez que os alunos visuais, auditivos e cinestésicos são envolvidos durante a natureza interactiva da atividade. Por exemplo, ter discussões com os colegas sobre conceitos em vez de apenas ouvir as aulas pode ser outra forma de memorizar melhor estes alunos.
É claro que os Gallery Walks também podem ser realizados no ambiente virtual, recorrendo a ferramentas como o "Padlet" ou o "Google Slides", onde os participantes podem publicar e comentar em ecrãs digitais. Consequentemente, isto gera exatamente o mesmo envolvimento e interação, uma vez que os participantes podem ver as contribuições uns dos outros e falar sobre elas num ambiente de sala de aula virtual, mantendo-se assim o espírito de colaboração do Gallery Walk, independentemente do local.