Currículos funcionais
Os currículos funcionais são programas de formação profissional que têm por objetivo dotar os alunos de competências e conhecimentos práticos que podem ser utilizados livremente no mundo real. Estes programas significam uma abordagem pragmática da aprendizagem e centram-se principalmente nas competências mágicas que os alunos adquirem, pelo que são essenciais na formação dos alunos para carreiras específicas ou competências para a vida.
Os principais ingredientes de um currículo funcional são a aprendizagem de competências práticas, as aplicações na vida real e a aprendizagem interdisciplinar. De facto, o currículo de formação em cozinha combina técnicas de cozinha, educação nutricional e gestão de cozinha, de modo a que os estudantes dediquem tempo à aquisição de competências práticas e ao domínio das técnicas.
Os currículos funcionais são diferentes dos currículos tradicionais, na medida em que dão mais ênfase à aprendizagem prática do que à aprendizagem teórica. O método indicativo, que é utilizado principalmente nos currículos tradicionais, envolve a concentração nas matérias mais académicas, enquanto os currículos funcionais se concentram em competências mais diretamente aplicáveis a uma ocupação específica ou a situações da vida real, como a formação profissional ou o ensino de competências para a vida.
A principal vantagem da integração de um currículo funcional nas escolas é o facto de trazer vários benefícios, tais como um maior envolvimento dos alunos, uma maior preparação para o trabalho e mais competências de pensamento crítico. A título de exemplo, os alunos envolvidos num currículo funcional baseado em projectos podem aprender competências de trabalho em equipa e de resolução de problemas enquanto trabalham em projectos do mundo real, o que os preparará...
Há muitos grupos para os quais um currículo funcional é uma óptima ferramenta, incluindo os estudantes do ensino secundário, os adultos e as pessoas com deficiência. Por exemplo, os estudantes do ensino secundário que se destinam a carreiras técnicas podem beneficiar muito com a aquisição das competências necessárias através de um currículo funcional baseado em áreas como a tecnologia automóvel ou os cuidados de saúde, facilitando-lhes assim a competição no mercado de trabalho.