Autoavaliação formativa
A autoavaliação formativa é um processo de reflexão em que os indivíduos avaliam a sua própria aprendizagem e desempenho durante uma experiência educativa ou de formação. É importante na medida em que promove a auto-consciência, incentiva a apropriação da aprendizagem e fornece informações que podem orientar futuras melhorias.
O principal objetivo da autoavaliação formativa é reconhecer os pontos fortes e fracos dos alunos e, assim, estar em condições de ser autónomo no seu processo de aprendizagem. Um bom exemplo pode ser o de um aluno que utiliza a autoavaliação como uma ferramenta para concetualizar a sua compreensão do tópico, podendo assim prestar atenção a áreas que ainda não são claras para ele antes de uma avaliação final.
Os diferentes métodos de autoavaliação formativa podem ser o diário de reflexão, a sessão de feedback dos pares e a escala de autoavaliação após os trabalhos. Os alunos, a título de exemplo, após a conclusão do projeto, podem participar numa rubrica de autoavaliação que lhes permitirá avaliar absolutamente a sua contribuição, bem como o que aprenderam em relação ao projeto, para obterem feedback sobre o seu desempenho.
Algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para a autoavaliação incluem portefólios digitais, questionários em linha que fornecem feedback instantâneo e sistemas de gestão da aprendizagem que são utilizados para acompanhar o progresso. Por exemplo, uma plataforma em linha pode dar aos alunos questionários adaptados ao seu nível de aprendizagem e fornecer feedback instantâneo que lhes permita, por exemplo, adaptar as suas estratégias de estudo.
As principais vantagens da autoavaliação formativa para os alunos são o desenvolvimento de competências metacognitivas, o aumento da motivação e a capacidade de adaptar uma mentalidade de crescimento. Para ilustrar, um aluno que avalia constantemente a sua própria capacidade de aprendizagem tem mais probabilidades de encontrar formas de aprender eficazmente e também de manter uma mentalidade positiva em relação aos desafios. Considera-o uma oportunidade para melhorar.