Práticas formativas de ensino
O FIP inclui uma multiplicidade de estratégias que os professores podem utilizar para avaliar e melhorar a aprendizagem dos alunos no decurso do ensino. Basicamente, estas práticas são feitas através do feedback contínuo e da participação ativa dos alunos, juntamente com os ajustes ao ensino que são feitos com base nas necessidades dos alunos, o que, em conjunto, cria um ambiente de aprendizagem mais eficiente.
Os principais elementos das Práticas de Instrução Formativa são a avaliação contínua, o fornecimento de feedback, o envolvimento dos alunos e a realização dos ajustes necessários na instrução. Por exemplo, os professores podem utilizar questionários, conversas e observações para medir a compreensão dos alunos e dar feedback atempado, o que os ajuda principalmente a identificar os seus pontos fortes e também as áreas que necessitam de ser melhoradas.
Ao integrar avaliações consistentes, utilizando uma variedade de técnicas, tais como bilhetes de saída e avaliações pelos pares, e promovendo um ambiente de sala de aula onde o feedback é apreciado, os professores podem pôr em prática o FIP de forma eficiente. Para ilustrar, um professor poderia realizar uma breve sondagem para determinar o nível de compreensão dos alunos sobre um determinado tópico antes de avançar, permitindo assim alterações de ensino com base no resultado.
Envolver os alunos no feedback é um aspeto fundamental da avaliação formativa no FIP, pois é uma forma de os capacitar para o processo de aprendizagem. A prática da autorreflexão como forma de partilhar opiniões com toda a turma sobre a sua compreensão de um tópico pode ser utilizada pelo professor para conhecer as necessidades dos alunos, o que, por sua vez, o pode ajudar a fazer os ajustes necessários na sua instrução. Um exemplo disso seria pedir aos alunos que preenchessem formulários de autoavaliação ou que se juntassem a diários de reflexão através dos quais pudessem exprimir os seus pontos de vista sobre o seu percurso de aprendizagem.
As Práticas de Instrução Formativa são os meios pelos quais os resultados dos alunos são melhorados através da criação de um ambiente de aprendizagem que responda às necessidades dos alunos. Por exemplo, se um professor reconhece, através de avaliações formativas, que um determinado grupo está a ter dificuldades com um determinado conceito, pode introduzir uma instrução em pequenos grupos destinada a essa competência específica. Este tipo de intervenção específica serve para colmatar significativamente as lacunas semanais encontradas na aprendizagem anterior dos alunos, o que, por sua vez, os ajuda a compreender muito melhor e a ter um bom desempenho na avaliação sumativa. Graças a este facto, os alunos compreendem melhor e superam os testes.