Desenvolvimento da fluência (leitura)
O treino da fluência na leitura é conhecido como a capacidade de ler material de forma espontânea e correta, com a entoação certa. Embora a fluência na leitura seja essencial tanto para a compreensão como para o envolvimento, tem um papel mais significativo na capacidade de se concentrar no texto em vez de se limitar a descodificar palavras isoladas.
As principais formas de desenvolver a fluência da leitura incluem o padrão de leituras repetidas, em que se espera que os alunos leiam o mesmo texto mais do que uma vez para melhorarem a velocidade e a precisão, e a leitura oral guiada, em que o professor fornece apoio e feedback. Além disso, recordar e utilizar a leitura da corrida do tempo, bem como ler a literatura que enfatiza a fluência, como poesia ou peças de teatro, pode não só aumentar o empenho dos alunos, mas também dar-lhes uma oportunidade de praticar.
A fluência de leitura é o fator que tem maior impacto na compreensão, porque os leitores fluentes conseguem lidar com os textos muito rapidamente, pelo que poderão dar toda a sua atenção ao significado do texto em vez da sintaxe e dos estilos envolvidos na leitura. Um exemplo específico seria o de um aluno com fraca fluência de leitura, que pode ter o problema de passar o tempo todo a tentar descodificar as palavras, sem conseguir ver a mensagem principal do texto, embora um leitor forte tenha a capacidade de compreender e analisar facilmente o material.
O vocabulário é uma das caraterísticas que influenciam a fluência da leitura. Através de um bom vocabulário, os leitores conseguem aprender palavras de forma mais eficiente do que formar frases típicas do seu novo vocabulário. Definitivamente, se um aluno já tiver encontrado o vocabulário específico no texto, lê-lo-á com mais facilidade e compreendê-lo-á melhor do que um colega que encontre muitas palavras estranhas.
Os materiais mais adequados para melhorar a fluência da leitura são os leitores nivelados, os textos de grande interesse e os livros de histórias repetitivas que sugerem a prática sem serem demasiado difíceis para o leitor. Além disso, a utilização de textos que correspondam aos interesses e níveis de leitura dos alunos pode encorajá-los a concentrarem-se mais e, por sua vez, aumentar a sua prática de fluência.