Modelo de sala de aula invertida
O modelo de sala de aula invertida (Flipped Classroom) é uma estratégia de ensino que é o oposto dos elementos clássicos de aulas e trabalhos de casa. Neste modelo, os alunos estudam um novo tópico em casa através de vídeos ou leituras, enquanto o tempo de aula é reservado para actividades interactivas, debates e exercícios práticos, o que, por sua vez, criará um ambiente de aprendizagem melhor e mais cooperativo.
O modelo de sala de aula invertida, com mais vantagens, como o facto de os alunos estarem mais empenhados, o estudo personalizado e um melhor trabalho de grupo, é sobretudo vantajoso. Permitir que os alunos aprendam ao seu próprio ritmo a partir de casa significa que podem clarificar os conceitos difíceis no seu próprio tempo. Assim, a utilização do período de aulas para exercícios interactivos, como a resolução de problemas e o trabalho em equipa sobre tópicos, promove o raciocínio crítico e a colaboração.
Ao identificarem primeiro as ferramentas de software corretas para a apresentação dos conteúdos, como as plataformas de vídeo ou os sistemas de gestão da aprendizagem, os professores podem também dar o seu contributo único para o modelo de sala de aula invertida. Devem gravar aulas em vídeo cativantes ou materiais de recurso que motivem os alunos a estudar antes da aula. Na sala de aula, os professores podem conduzir debates, dar feedback imediato e ajudar os alunos a conceber actividades baseadas nos conceitos aprendidos fora da sala de aula, assegurando assim um espaço de aprendizagem positivo.
Uma das dificuldades com que os professores se deparam na implementação do modelo de sala de aula invertida são os diferentes graus de acesso dos alunos a dispositivos tecnológicos e serviços de Internet em casa. Além disso, há alunos que podem não ser capazes de implementar a aprendizagem autónoma ou demonstrar falta de motivação para concluir as tarefas pré-aula. Para lidar com estas questões, os professores têm de recorrer à disponibilização de outros recursos, à sugestão de técnicas de estudo adequadas e ao estabelecimento de uma atmosfera sistemática e positiva que motive os alunos a assumirem a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.
Sem dúvida, o modelo de sala de aula invertida também pode ser utilizado em várias disciplinas, como matemática, ciências e humanidades. Um exemplo seria a adaptação deste modelo numa aula de matemática em que os alunos fazem os trabalhos de casa vendo os vídeos de instrução e depois trabalham em grupos para resolver problemas complexos com o apoio dos colegas durante o tempo de aula. A possibilidade de ser flexível é elevada, o que significa que os professores podem ajustá-lo aos materiais didácticos e aos alunos.