Loops de feedback (melhoria iterativa)
O processo de alimentar o output de um sistema para o fazer evoluir continuamente é conhecido como ciclos de feedback (melhoria iterativa). Basicamente, são o principal elemento de fixação da melhoria de produtos e processos à avaliação contínua, uma vez que ajudam as organizações a mudar e a criar de acordo com o desempenho real e o feedback dos utilizadores.
Geralmente, um ciclo de feedback é composto por três componentes principais que são a entrada, o processo e a saída. A entrada é a primeira recolha de dados ou métricas de desempenho, o processo é aquele em que estes dados são analisados para descobrir áreas a melhorar e a saída é o produto ou estratégia melhorada que é testada novamente, criando assim um ciclo de melhoria contínua.
O processo de ciclos de feedback no desenvolvimento de produtos pode ser adquirido através da utilização de testes iterativos e do feedback direto dos utilizadores. Por exemplo, um programador de software pode oferecer uma versão beta do seu produto, falar com os utilizadores sobre os erros e problemas de usabilidade com que se depararam e, em seguida, implementar as modificações necessárias antes de um lançamento completo. A realização deste processo cíclico de iteração garante que as necessidades do cliente do produto de longa duração satisfazem verdadeiramente as expectativas.
Nas metodologias Agile, o feedback é uma componente fundamental dos ciclos de desenvolvimento repetidos. As equipas ágeis recolhem constantemente feedback das revisões e retrospectivas dos sprints, o que as ajuda a alterar os seus processos e as caraterísticas dos produtos numa base contínua. Assim, é uma direção predominante de flexibilidade e reatividade às mudanças que são essenciais para a realização adequada dos requisitos do cliente.
Sem dúvida! Uma das sugestões dos circuitos de feedback é o facto de poderem ser utilizados em muitas áreas, como a educação, os cuidados de saúde e o marketing. Por exemplo, na educação, ao efetuar avaliações dos alunos, os professores poderão avaliar os seus métodos de ensino e ajustar as suas estratégias de instrução. O ensino será então melhorado em resultado do apoio recebido do processo de aprendizagem.