Estratégias de envolvimento da família
As estratégias de envolvimento da família representam as acções que as escolas e as empresas utilizam para aumentar a participação das famílias no processo educativo dos seus filhos. Estas estratégias são da maior importância, pois não só melhoram o desempenho dos alunos, como também promovem uma boa assiduidade e desenvolvem relações construtivas entre as famílias e as escolas.
As abordagens que parecem funcionar melhor no envolvimento da família nas escolas são a interação frequente, como boletins informativos e reuniões de pais e professores, persuadindo as famílias a participarem em diferentes funções escolares e apresentando ideias para trabalho voluntário. Por exemplo, uma escola pode organizar um evento como uma casa aberta, onde as famílias podem ter a oportunidade de conhecer os professores e de se familiarizarem com o programa escolar, o que, por sua vez, reforçará a construção da comunidade e o trabalho de equipa.
A utilização da tecnologia, juntamente com a aplicação escolar e os sítios das redes sociais, tornou-se a plataforma mais válida para o envolvimento da família. São canais de comunicação rápida e fácil e fornecem actualizações instantâneas. Por exemplo, uma aplicação específica para anúncios e eventos pode informar os pais, que depois se juntam a eles e os ajudam a participar nas actividades escolares, envolvendo-se assim mais na amizade entre a escola e os pais.
A competência cultural é extremamente importante no envolvimento da família, uma vez que dá aos educadores a oportunidade de reconhecerem e apreciarem os vários contextos familiares. Por exemplo, se as escolas utilizarem práticas culturalmente adequadas, como a interação em diferentes línguas ou a realização de eventos culturais específicos, podem ganhar a confiança das famílias e persuadi-las a participar mais, obtendo assim melhores resultados académicos a longo prazo.
As estratégias de envolvimento familiar das escolas podem ser medidas através dos inquéritos, dos registos de participação em eventos escolares e do feedback dos pais nas reuniões. A análise destes dados ajuda as escolas a apresentar os seus pontos fortes e a destacar as áreas a melhorar. Assim, podem modificar as suas estratégias, adaptá-las às necessidades das famílias e, finalmente, aumentar o envolvimento global.