Iniciativas lideradas por docentes
As iniciativas lideradas pelo corpo docente são programas ou projectos concebidos e implementados diretamente pelo corpo docente para aumentar a qualidade das nossas experiências educativas, criar mais oportunidades de investigação ou melhorar o envolvimento da comunidade. Estas iniciativas são cruciais, uma vez que combinam o saber-fazer do corpo docente com a participação dos estudantes, pelo que desenvolvem um espaço de aprendizagem conjunto e exploram problemas importantes da comunidade.
Alguns exemplos de programas liderados por professores são os programas de estudo no estrangeiro, em que os professores se encarregam de organizar experiências de aprendizagem imersivas noutros países; projectos de serviço comunitário que incluem os alunos em organizações locais; e equipas de projectos de investigação em que os alunos colaboram com os professores em projectos de ponta. Estes projectos inovadores não só ajudam a aprendizagem dos alunos, como também aproximam os alunos e a universidade da comunidade.
As iniciativas, que são principalmente lideradas pelo corpo docente, proporcionam aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos para além das aulas tradicionais, cultivando assim o pensamento crítico e as competências práticas dos estudantes. Um exemplo típico seria um projeto de investigação liderado pelo corpo docente que permite aos estudantes produzir trabalhos e, consequentemente, podem utilizá-los para reforçar os seus currículos. Estes programas também incentivam os estudantes a estabelecer contactos e a procurar aconselhamento junto de mentores, o que pode ser muito útil nas suas carreiras futuras.
O êxito das iniciativas depende em grande medida da contribuição do corpo docente através da liderança, dos conhecimentos especializados e da orientação. Os membros do corpo docente estruturam o programa de estudos, ajudam os alunos nas fases do projeto e certificam-se de que os projectos cumprem os critérios académicos e os resultados de aprendizagem pretendidos. São os principais responsáveis pela transferência de um certo nível de trabalho académico sério e também do entusiasmo da aprendizagem para os alunos através de actividades como a promoção da colaboração interdisciplinar num workshop orientado pelo corpo docente.
O apoio a iniciativas de instituições lideradas por docentes através do financiamento, recursos e assistência administrativa fornecidos. Isto pode incluir a oferta de subsídios para o desenvolvimento de projectos, a facilitação de parcerias com organizações externas e a atribuição de tempo para que os docentes se envolvam no planeamento de iniciativas. Este tipo de apoio é exemplificado nas universidades que criaram gabinetes dedicados à promoção de bolsas de estudo para professores e ao envolvimento da comunidade.