Coaching Facilitador
O coaching facilitador, que é um método conjunto de colaboração, é um forte fator de motivação do indivíduo para analisar os seus pensamentos, sentimentos e acções com o objetivo de desenvolvimento pessoal e profissional. O método de coaching inclui a escuta ativa, como o questionamento e a reflexão, pelo que ajuda os clientes a detetar as suas soluções de forma independente e a tomar medidas significativas.
Os valores fundamentais do coaching facilitador são a escuta empática, por outro lado, uma das questões mais significativas, a segurança do ambiente na exploração e a promoção da auto-descoberta. A título de exemplo, um coach pode centrar-se nas dificuldades do cliente de forma genuína e fazer perguntas que incentivem o cliente a analisar um problema com uma nova perspetiva e, por fim, a desenvolver as suas próprias decisões; assim, o cliente não precisa de depender apenas das recomendações do coach.
O coaching facilitador distingue-se do coaching tradicional pela ênfase que coloca na auto-direção e na auto-descoberta do cliente, em vez de se limitar a transmitir determinados conselhos ou soluções diretas. O coaching tradicional é, em geral, um tipo de coaching mais diretivo, em que o coach atribui objectivos e ensina estratégias, mas é ao coach facilitador que os clientes devem pedir para pensar, refletir e criar os seus conceitos de planos de ação. Por exemplo, o coaching facilitador convida um cliente para um workshop de soluções em vez de uma prescrição de soluções.
O coaching facilitador é mais útil em contextos em que as pessoas são confrontadas com escolhas complexas, estão em busca de auto-aperfeiçoamento, ou estão a atravessar transições. Para ilustrar, um especialista que esteja a contemplar uma mudança de profissão pode ganhar com a utilização do coaching facilitador, uma vez que este lhe dá a oportunidade de examinar profundamente os seus valores, preferências e variedades, o que finalmente o colocará numa posição melhor e mais livre para tomar a sua própria decisão.
Para além de ter a capacidade de ajudar os clientes, um f... Um facilitador deve ser um ouvinte ativo, fazer perguntas provocadoras, ter empatia e criar ambientes abertos e sem julgamentos. Por exemplo, um coach facilitador experiente é conhecido por ouvir atentamente as preocupações do mentorado, afirmar as suas emoções e fazer perguntas abertas que ajudarão o mentorado a perceber as suas próprias soluções, conduzindo assim ao seu envolvimento mais profundo e ao seu crescimento pessoal.