Actividades de extensão
As actividades de extensão são programas ou projectos educativos que visam melhorar o processo de aprendizagem e proporcionar experiências práticas para além do ambiente tradicional da sala de aula. Estas são as principais razões pelas quais é importante desenvolver competências, conhecimentos e o envolvimento da comunidade, o que muitas vezes envolve uma aprendizagem ativa ou uma aprendizagem em serviço.
As actividades de extensão são projectos que envolvem serviço comunitário real, estágios, workshops e visitas de estudo. Um exemplo seria uma escola ter um programa no mesmo dia em que os alunos plantam árvores, aprendem sobre gestão ambiental e, ao mesmo tempo, ajudam a comunidade local.
As actividades de extensão são uma ferramenta importante para a aprendizagem experimental direta dos alunos, predispondo-os assim para o pensamento crítico e para as competências sociais. Também proporcionam aos alunos uma forma de aplicar na vida real o que aprenderam nas aulas, como numa feira de ciências em que os alunos concebem ativamente experiências e criam um cartaz ou uma apresentação que explica as suas descobertas aos colegas e aos pais.
Uma via fundamental para o envolvimento da comunidade são as actividades de extensão, que constituem o meio de reduzir a distância entre as instituições de ensino e as organizações comunitárias. A recolha de dados nas comunidades locais é o primeiro passo de tais projectos a que os estudantes se juntarão em iniciativas científicas, ambientais e de desenvolvimento comunitário. O voluntariado em abrigos locais, por exemplo, é uma das formas de os estudantes se envolverem ativamente na sua comunidade, melhorando assim os laços e adquirindo um sentido de dever cívico;
Para integrar com êxito as actividades de extensão no currículo, os educadores devem, em primeiro lugar, relacionar as actividades com os objectivos curriculares e, em seguida, certificar-se de que as actividades são do interesse dos alunos. Devem envolver a colaboração com organizações locais, determinar objectivos específicos, encorajar os alunos a participarem e a reflectirem sobre as actividades realizadas e dar-lhes a oportunidade de darem feedback sobre as actividades.