Estratégias de exemplificação
As técnicas de exemplificação constituem os exemplos específicos que são utilizados para clarificar, explicar ou provar um ponto no contexto da escrita ou da comunicação. De facto, estes métodos são de grande ajuda para a compreensão e a retenção, uma vez que fornecem ilustrações concretas dos conceitos abstractos, o que os torna uma ferramenta necessária para um processo de comunicação eficaz.
As estratégias de exemplificação mais comuns são dadas com a ajuda de anedotas, estatísticas, ilustrações e citações. Por exemplo, quando se conta uma história pessoal (anedota) para exprimir um argumento, este torna-se mais próximo e mais relevante para o público, enquanto a apresentação de uma estatística (estatísticas) seria a forma de dar mais credibilidade e apoio ao seu argumento.
As estratégias de demonstração são as ferramentas que tornam a comunicação escrita mais clara e mais interessante para o leitor. Por exemplo, um escritor que demonstre o valor do trabalho em equipa pode inserir um estudo de caso detalhado de um projeto bem sucedido, um passo que ajudará os leitores a imaginarem-no bem e a perceberem as suas consequências reais.
Colocar mais do que uma coisa é considerado um erro comum. Isto pode acontecer, por exemplo, se incluir demasiados exemplos, o que pode dificultar a concentração no tema, ou se escolher exemplos inadequados que não estejam diretamente relacionados com o tema visado, o que pode gerar confusão. Por exemplo, um escritor que narra uma experiência pessoal que não tem qualquer relação específica e aparente com o argumento principal pode perder a linha de pensamento dos leitores muito mais facilmente do que se a ocultar artisticamente.
Os métodos de demonstração são especialmente bem sucedidos nas escolas, na argumentação no sítio Web e na apresentação de um discurso. Para clarificar, se um professor aplicar exemplos práticos para descrever um conceito matemático, ou se um orador utilizar recomendações de clientes para convencer uma audiência sobre as vantagens de um produto, então, isso torna-se nos exemplos acima mencionados.