Programas de apoio ESL
Os programas ESL Pull-Out são intervenções educativas altamente personalizadas apenas para alunos de inglês (ELLs) que necessitam de uma aula extra de língua sem. Estes programas são importantes para dotar os alunos de melhores competências de inglês que, em última análise, os ajudarão a integrar-se melhor no currículo e a ter um bom desempenho nos seus estudos.
O principal objetivo dos programas ESL Pull-out é desenvolver as competências linguísticas dos falantes não nativos de inglês. Estes programas centram-se no ensino do vocabulário, da gramática e das competências linguísticas em separado das aulas regulares dos alunos, a fim de os preparar para se envolverem plenamente nessas aulas e, no final, melhorarem o seu desempenho académico geral.
Os programas de ESL Pull-Out normalmente fazem com que os alunos deixem suas salas de aula regulares por um tempo específico para receber instrução especializada de professores de ESL. Este ensino pode ser dado a alguns alunos num pequeno grupo, ensino individual ou mesmo workshops que desenvolvem competências linguísticas específicas, tudo alinhado com os níveis de proficiência e requisitos académicos dos alunos.
Os programas ESL Pull-Out não só melhoram as capacidades linguísticas dos alunos, como também lhes permitem aumentar a confiança e os resultados académicos que obtêm com esses programas. Para ilustrar, um aluno que tende a ter dificuldade em compreender a leitura em inglês pode receber a assistência necessária, podendo assim compreender melhor os materiais da aula e participar mais eficazmente nas discussões, o que finalmente lhe permite obter notas mais altas e mostrar mais interesse nas matérias.
Definitivamente, um dos desafios dos programas de ensino extra-curricular de ESL é a possibilidade de isolamento social, porque os alunos vão perder algumas interações essenciais na sala de aula com os seus colegas durante as sessões de ensino extra-curricular. Para além disso, é difícil organizar o horário de saída com as disciplinas principais e, se não houver uma integração adequada, os alunos podem ter dificuldades em aplicar as suas competências linguísticas para além das aulas habituais.