Pedagogia centrada na equidade
A pedagogia centrada na equidade é um método de aprendizagem que pretende criar atmosferas de estudo imparciais e inclusivas para todos. O método representa o reconhecimento e o ajustamento das desigualdades sistematizadas como pilares principais. Valoriza os diversos pontos de vista dos alunos e a distribuição justa dos materiais, garantindo assim que todas as crianças aprendem independentemente das suas origens.
Os principais princípios da pedagogia orientada para a equidade são a identificação e o combate às desigualdades sociais, a promoção da inclusão e o respeito pelos diversos pontos de vista culturais. A igualdade social e a diversidade cultural fazem com que os professores tenham a responsabilidade de utilizar diferentes técnicas de ensino para acomodar e ajudar todos os alunos, para além de garantir que as vozes dos grupos sub-representados5110177881316420 não sejam5436 apenas8230 ouvidas4073 mas9953 também apoiadas. Para o efeito, um professor pode integrar materiais enraizados na cultura das origens dos alunos para tornar o currículo mais interessante e relacionável.4904955480485
A pedagogia centrada na equidade pode ser praticada pelos professores através da integração de um ensino diferenciado, da utilização de ferramentas de avaliação que sejam favoráveis a múltiplos estilos de aprendizagem e do desenvolvimento de uma cultura de sala de aula inclusiva. Podem criar um ambiente propício para os alunos através da colaboração e do diálogo aberto a todos, de modo a que os alunos possam partilhar, discutir e valorizar as suas múltiplas perspectivas. Neste caso, os professores podem criar projectos de grupo, atribuindo diferentes papéis aos alunos, de modo a tirar o melhor partido das suas competências únicas e, por conseguinte, cada aluno poderá participar com a sua força.
Quando os professores tentam implementar um ensino centrado na equidade, podem debater-se com a relutância dos seus colegas ou da administração em efetuar mudanças, com recursos inadequados e com os seus próprios preconceitos pessoais, que têm de ser enfrentados. Além disso, a tarefa de equilibrar as diversas necessidades dos alunos e promover a igualdade de participação pode ser difícil. Os professores precisam normalmente de ajuda externa, como actividades de desenvolvimento profissional, para aprenderem a lidar com estas questões, bem como de um empenho no crescimento pessoal e no trabalho de equipa para o conseguirem.
Uma pedagogia centrada na equidade influencia positivamente os resultados académicos dos alunos porque cultiva a pertença e o envolvimento dos alunos, o que pode resultar numa maior motivação e desempenho académico. Os estudos demonstram que, quando os alunos são apreciados e vistos na sua educação, envolvem-se mais e têm um melhor desempenho escolar. Um exemplo disso são as escolas que utilizam a justiça restaurativa como estratégia para combater as desigualdades socioeconómicas, cujos resultados são a melhoria do comportamento dos alunos e a diminuição do número de suspensões.