Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Investigação empírica em educação

Investigação empírica em educação

A recolha de dados metodológicos e os efeitos significativos, entendidos como o desenvolvimento de instrumentos de investigação quantitativos e qualitativos, são os dois aspectos centrais da investigação empírica em educação. Estes aspectos são da maior importância no processo de fornecer práticas de ensino baseadas em factos, decisões políticas e desenvolvimento curricular, bem como ajudar a alcançar melhores resultados de aprendizagem.

Quais são os principais tipos de métodos de investigação empírica utilizados na educação?

Os principais tipos de métodos de investigação empírica utilizados no domínio da educação são os métodos quantitativos, qualitativos e mistos. A investigação quantitativa diz respeito principalmente à utilização de dados numéricos e à análise estatística para efeitos de identificação de padrões e estabelecimento de relações, sendo um exemplo disso os inquéritos utilizados para avaliar o empenho dos estudantes. Em contrapartida, a investigação qualitativa é a que emprega dados não numéricos, por exemplo, entrevistas ou observações, que são utilizados para investigar os níveis mais profundos das experiências educativas. Uma abordagem combinada, os métodos mistos são utilizados pelos investigadores, que podem verificar os números derivados da investigação quantitativa com a ajuda de dados qualitativos contextuais.

Como é que a investigação empírica contribui para o desenvolvimento de políticas educativas?

A estratégia educativa é largamente moldada pela investigação empírica que envolve a apresentação de provas baseadas em dados que podem efetivamente influenciar os decisores. Os exemplos relevantes são os estudos que avaliam a eficiência de uma nova estratégia de ensino que permite aos professores fornecer informações sobre as melhores práticas aos decisores políticos em grande escala. A prova pode assim ser utilizada para defender o orçamento proposto, a afetação de recursos e a pilotagem de novas reformas, especialmente as que dizem respeito à melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Quais são alguns dos desafios comuns enfrentados na realização de investigação empírica no domínio da educação?

No entanto, há alguns desafios que precisam de ser resolvidos. Por exemplo, a autorização para realizar a investigação em determinadas áreas pode não ser dada, ou os regulamentos de privacidade não permitirão a recolha de dados. Do mesmo modo, é necessário equipar corretamente as ferramentas de investigação para se poderem tirar conclusões válidas. Mas, para isso, é por vezes muito difícil encontrar as ferramentas que estão disponíveis em diversas instituições de ensino.

Pode dar um exemplo de investigação empírica com impacto nas práticas da sala de aula?

Um bom exemplo de investigação empírica que influencia as práticas na sala de aula é a investigação de estratégias de avaliação formativa. Os estudos indicam que a introdução de avaliações formativas periódicas, como questionários e sessões de feedback, tem um impacto positivo nos resultados da aprendizagem dos alunos. Consequentemente, muitos professores adoptaram estes métodos de avaliação para acompanharem continuamente o progresso dos seus alunos e modificarem os seus métodos de ensino em conformidade, criando assim um ambiente de aprendizagem mais recetivo.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now