Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Cognição incorporada na aprendizagem

Cognição incorporada na aprendizagem

A cognição incorporada é um conceito que propõe que os processos cognitivos do cérebro estão fortemente ligados à sua incorporação no ambiente. Este ponto de vista realça a importância do sensorial e do cinético como factores que determinam os nossos pensamentos, aprendizagem e compreensão, o que significa que muito do que aprendemos é adquirido através da interação entre a mente, o corpo e o ambiente.

Como é que a cognição incorporada influencia as estratégias de aprendizagem?

A cognição incorporada é uma teoria que defende que a aprendizagem é muito melhorada quando nos envolvemos fisicamente com os materiais. Por exemplo, a utilização de gestos no processo de explicação de um determinado conceito pode reforçar a compreensão, uma vez que o cérebro associa estas acções físicas à informação verbal. Este método prático é especialmente benéfico para disciplinas como a matemática, em que os objectos em movimento podem realmente explicar ideias abstractas.

Que papel desempenha o ambiente na cognição incorporada?

O ambiente desempenha um papel importante na cognição incorporada, fornecendo pistas contextuais que afectam a aprendizagem. Por exemplo, um ambiente natural como um jardim pode melhorar a retenção da memória e a compreensão de conceitos ecológicos mais do que uma sala de aula normal, sendo a aprendizagem destes conceitos num jardim o exemplo mais eficaz deste tipo de aprendizagem. Este tipo de aprendizagem, que depende do contexto, realça a importância da aplicação prática dos conhecimentos no mundo real.

Poderá a cognição incorporada ser aplicada em ambientes de aprendizagem digital?

É certo que a aplicação da cognição incorporada no mundo da aprendizagem digital consiste em aprender através de experiências interactivas e imersivas. As simulações de realidade virtual (RV) que os alunos utilizam para aplicar o envolvimento físico com o conteúdo a aprender têm o efeito de tornar as ideias abstractas muito reais. Por exemplo, um programa de RV que representa reacções químicas permite que os alunos toquem nas substâncias virtuais, o que, por sua vez, reforça a sua compreensão corporal.

Quais são alguns exemplos práticos de cognição incorporada na educação?

Um exemplo específico de cognição incorporada na educação é a representação de papéis como método de ensino sobre eventos de memória num contexto histórico. Outro exemplo é a integração da atividade física na aula de matemática através de estafetas, em que os alunos começam por resolver problemas e depois correm para a estação seguinte, que é totalmente diferente da anterior. Os seus corpos e mentes são activados; como resultado, aprendem e mantêm melhor os novos conhecimentos através da incorporação do material aprendido pelo movimento e pela participação.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now