ELT (Ensino da Língua Inglesa)
O ensino da língua inglesa (ELT) é, de facto, o processo de aplicação do ensino do inglês a pessoas cuja língua materna não é o inglês, através de diferentes métodos, abordagens e técnicas. A aprendizagem do inglês é extremamente importante, uma vez que permite a comunicação num mundo globalizado e constitui uma parte importante do percurso educativo e profissional dos alunos.
O Método de Gramática-Tradução é um dos métodos utilizados no Ensino da Língua Inglesa (ELT) que enfatiza a gramática e o vocabulário através da utilização de exercícios de tradução; a Abordagem Comunicativa que se concentra na interação e na comunicação na vida real; e o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas que orienta os alunos para participarem em tarefas significativas para incentivar a utilização da língua. Esta abordagem é um complemento a vários estilos e objectivos de aprendizagem.
A consciência cultural é crucial para o ELT, uma vez que desenvolve diretamente a capacidade contextual de utilização da língua e também as competências interculturais dos alunos. Por exemplo, falar sobre as variações nos estilos de comunicação das pessoas pode ajudar os alunos a tornarem-se mais competentes na gestão das interações sociais, tornando-os assim mais fluentes tanto na língua como nas subtilezas da cultura.
A tecnologia está muito envolvida no ambiente contemporâneo do ELT, uma vez que oferece uma série de recursos como cursos em linha, aplicações de aprendizagem de línguas e ferramentas de e-learning que melhoram o envolvimento e a acessibilidade. Por exemplo, sítios Web como o Duolingo e o Zoom revolucionaram o processo de aprendizagem de línguas, proporcionando aos alunos a flexibilidade de falar com falantes nativos através de videochamadas.
Avaliar os aprendentes de inglês através de métodos como as avaliações formativas, tais como questionários e revisões pelos pares que fornecem feedback contínuo; avaliações sumativas, como os exames finais que avaliam a proficiência linguística global; e avaliações baseadas no desempenho, em que os alunos demonstram as suas competências linguísticas através de apresentações ou dramatizações. Desta forma, reforçam a capacidade dos alunos para refletir sobre os seus progressos e detetar as áreas a melhorar.