Apoio à EBD (Perturbações emocionais e comportamentais)
A EBD é uma forma de saúde mental que pode dar a impressão de que a criança está sob grande sofrimento e controlo emocional e comportamental. A falta de apoio pode diminuir as suas competências sociais e o seu processo de aprendizagem. A prática de estratégias para gerir os desafios dá às crianças a oportunidade de terem sucesso escolar e de estabelecerem boas relações.
As crianças a quem são diagnosticadas perturbações emocionais e comportamentais apresentam geralmente diferentes sintomas, como estados de espírito muito elevados e muito baixos, problemas de relacionamento, agressividade e desinteresse pela interação social. Um dos bons exemplos é uma criança que pode ter dificuldade em gerir as emoções e, como resultado, fica frequentemente zangada e grita na aula ou prefere não participar em actividades com os amigos, o que pode atrasar o seu progresso académico e desenvolvimento social.
O apoio dos pais a uma criança com EBD reside na sua capacidade de criar um ambiente familiar bem estruturado e previsível que promova uma rotina diária e estável. Além disso, o seu empenho numa comunicação aberta, a escuta ativa dos sentimentos da criança e a implementação de estratégias comportamentais consistentes podem também ser instrumentos valiosos para este fim. A título de exemplo, o estabelecimento de um sistema de recompensas para comportamentos positivos pode ser a chave para que a criança tenha expressões mais positivas e, consequentemente, menos explosões negativas.
As instituições de ensino são vitais para fornecer planos de aprendizagem adaptados, por exemplo, os Programas de Ensino Individualizado (PEI), que abordam especificamente as necessidades dos alunos com EBD. Além disso, as escolas têm tendência a ter conselheiros e terapeutas que podem fornecer apoio e estratégias de intervenção, ajudando assim os alunos a controlar as suas emoções e comportamentos de forma eficiente nas aulas. Neste caso, uma escola pode utilizar a formação social entre os alunos com EBD para que possam aprender a forma correta de comunicar com os seus pares.
As abordagens terapêuticas podem ser eficazes para crianças com deficiências emocionais e comportamentais (EBD) através de vários meios. Entre eles, a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é um método que ajuda a compreender as crianças e a alterar os seus padrões de pensamento negativos, e a terapia lúdica, que é uma ferramenta que permite às crianças partilharem os seus sentimentos através das suas brincadeiras. Para além disso, a terapia familiar pode incluir toda a família no processo de tratamento. Contribui para a promoção de uma atmosfera de cura e de compreensão que é de apoio. Por exemplo, uma criança, através da TCC, pode descobrir como lidar com os seus sentimentos de raiva e frustração de formas diferentes.