Competências iniciais de numeracia
As competências de numeracia precoce são as capacidades matemáticas iniciais que as crianças adquirem nos seus primeiros anos de vida, geralmente ainda não tendo entrado na escolaridade formal. Trata-se de competências para contar, reconhecer números e compreender os primeiros conceitos matemáticos, que são as ferramentas necessárias para o sucesso no futuro académico e para a resolução de problemas quotidianos.
Para além de estar totalmente convencida, a difusão dos números, a contagem e o conceito de quantidade são outras competências fundamentais para o desenvolvimento da numeracia precoce, para além do ensino das operações básicas como a adição e a subtração. Por exemplo, se uma criança consegue distinguir o número "3", contar os objectos para formar "3" e compreender o conceito de mais um é "4", então todas estas são as competências básicas que preparam a criança para uma matemática mais complexa.
Ao incluir a contagem nas rotinas diárias, como na hora do lanche, onde contam os lanches, ou ao contar os passos enquanto caminham, os pais podem efetivamente ajudar os filhos a desenvolver competências numéricas. As competências matemáticas da criança podem ser desenvolvidas e a aprendizagem pode ser divertida através da participação em jogos numéricos, como jogos de tabuleiro ou de cartas, e da leitura de livros sobre números e padrões.
Na fase pré-escolar, os programas são eficazes no desenvolvimento das competências de pré-numeracia, utilizando actividades específicas que obrigam as crianças a pensar matematicamente enquanto brincam e exploram. Por exemplo, a classificação de objectos, o jogo com blocos e a participação em jogos de contagem em grupo são de grande ajuda, uma vez que transferem conhecimentos para as crianças num contexto social e interativo, ajudando assim o ensino cognitivo e a melhoria das competências sociais.
A aquisição de uma boa compreensão dos conceitos numéricos antes do ensino primário contribui para o sucesso académico posterior, especialmente em matemática. À medida que as crianças adquirem uma melhor compreensão dos números e das operações matemáticas básicas nos primeiros anos de vida, é mais provável que tenham sucesso em matemática nos anos seguintes. Para ilustrar, os estudos mostram que as crianças que possuem sólidas competências numéricas iniciais tendem a ter mais sucesso em testes padronizados e são mais seguras das suas capacidades matemáticas.