Actividades de alfabetização precoce
Tarefas jubilosas e experimentais As actividades de alfabetização precoce são jogos e práticas previamente organizados para envolver as crianças em técnicas de leitura e escrita. São de extrema importância, pois não só ajudam no desenvolvimento da linguagem, como também aumentam o vocabulário e as capacidades de compreensão que são utilizadas na compreensão da leitura ao longo da vida.
As tarefas fortes de literacia precoce que podem ser realizadas com crianças em idade pré-escolar são ler com elas, contar histórias interactivas e jogar jogos com rimas. Por exemplo, os pais podem ler livros ilustrados com frases repetitivas, o que incentiva as crianças a participar, melhorando assim as suas capacidades auditivas e de vocabulário.
O tempo de leitura pode ser incluído como parte das actividades diárias dos pais à hora de deitar; podem também utilizar o método se quiserem etiquetar artigos domésticos comuns que estão a construir vocabulário, e ensinar canções que incluem rimas. Por exemplo, durante a preparação de uma refeição, os pais podem ler a receita aos filhos, que podem então dizer as palavras e fazer as acções que a acompanham.
Brincar é muito importante para o crescimento das competências de literacia precoce, porque promove o desenvolvimento da criatividade, a resolução de problemas e as competências linguísticas. Actividades divertidas como a representação de papéis com fantoches ou brincar com blocos de alfabeto permitem às crianças experimentar a linguagem num contexto diferente, melhorando assim a sua compreensão e memória das palavras.
A concentração na consciência fonémica torna-se obrigatória nas actividades de alfabetização precoce, porque serve de catalisador para ajudar as crianças a perceberem e manipularem os sons das palavras, o que é uma competência essencial para a leitura. Por exemplo, os jogos de correspondência de sons ou o aplaudir de sílabas podem desenvolver eficazmente esta consciência, o que resulta numa leitura mais fácil à medida que avançam.