Currículo da primeira infância
O currículo para a primeira infância é um programa educativo organizado que oferece oportunidades de aprendizagem para crianças desde o nascimento até aos 8 anos de idade. O desenvolvimento holístico é o principal objetivo deste programa, que inclui o crescimento cognitivo, social, emocional e físico que ajuda as crianças a enfrentar os desafios na sua aprendizagem e vida futuras.
Um currículo de sucesso para a primeira infância é composto por várias caraterísticas-chave: em primeiro lugar, deve centrar-se no método lúdico de aprendizagem; na integração de diferentes áreas de desenvolvimento (cognitiva, social, emocional, física); na utilização de materiais culturalmente relevantes e na participação da família. Por exemplo, o currículo poderia incluir actividades manipulativas, narração de histórias e exploração ao ar livre, o que permitiria às crianças aprenderem de forma experimental e através de interações.
Um currículo para a primeira infância incentiva o desenvolvimento socio-emocional das crianças pequenas através da introdução de capacidades como a empatia, a cooperação e a autorregulação. Jogos como jogos de grupo, dramatizações e tarefas de resolução de conflitos são fundamentais para ensinar as crianças a transmitir os seus sentimentos, a compreender as emoções dos outros e a desenvolver boas relações. Um elemento típico do currículo pode ser a organização de debates em círculo, em que as crianças contam e partilham os seus pensamentos e sentimentos, o que permite criar uma comunidade de apoio na sala de aula.
Os pais são os principais intervenientes no currículo da educação pré-escolar, uma vez que se envolvem ativamente na aprendizagem e no desenvolvimento dos seus filhos, trabalhando em conjunto com os professores. Algumas das estratégias de envolvimento com as famílias incluem a partilha de práticas culturais, a participação em workshops e o fornecimento de feedback sobre as actividades curriculares. Por exemplo, o currículo pode incentivar o envolvimento da família organizando "dias da família" em que os pais podem participar nas actividades da sala de aula, reforçando assim a aprendizagem que a criança recebe em casa.
Os currículos para a primeira infância são o meio de diversidade nesta área, porque podem ser individualizados e diferenciados. Isto pode incluir a utilização de diferentes actividades para acomodar o que as crianças necessitam para o seu desenvolvimento e aprendizagem, de modo a que todas possam participar e prosperar. Por exemplo, um currículo que tenha percursos de aprendizagem visuais, auditivos e cinestésicos pode acrescentar canções, narração de histórias e materiais manipulativos para ensinar diferentes modalidades e satisfazer as diferentes necessidades das crianças.